RNP FÓRUM

Na última semana de agosto aconteceu a 8ª edição do Fórum RNP, realizado no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília. Foram abordadas questões como segurança da informação, governança de TI, além de debates com foco nas redes acadêmicas e as mudanças da internet no Brasil.

Mesa de abertura

69254910 3012535778819003 5185602371975118848 oO diretor do Departamento de Informática do SUS - DATASUS, Jacson Venâncio Barros, participou da mesa de abertura no dia 26/08, composta pelo vice-presidente da Ebserh, coronel Eduardo Chaves Vieira, pelo diretor-geral da RNP, Nelson Simões; pela coordenadora-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Lucia Iochida; o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), José Gustavo Sampaio Gontijo, e o representante do Ministério da Defesa, coronel médico Maurício Ribeiro Braga.

 

Rede Nacional de Dados em Saúde - RNDS

O diretor do DATASUS apresentou que 77% dos hospitais inserem as informações clínicas somente em papel, e para mudar essa realidade o DATASUS apresentou como iniciativa a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), cujo objetivo principal promover a criação do Prontuário Eletrônico do SUS através da troca de informações entre os diversos níveis de atenção à Saúde, permitindo a transição do cuidado nos setores público e privado.

“Estratégia de saúde digital é levar informação confiável para quem precisa no momento que precisa”, declarou Jacson.

Cooperação Técnica

PHOTO 2019 09 03 09 50 37RNP e DATASUS assinaram um acordo de cooperação técnica em prol de uma rede nacional para a saúde. O acordo prevê o intercâmbio de conhecimento técnico, a troca de informações e especialmente o apoio nas ações relativas à integração entre RNP e DATASUS, para o fortalecimento da saúde digital abrangendo todo o Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo foi assinado pela Coordenadora-Geral de Inovação em Sistemas Digitais do DATASUS, Juliana Zinader e o Diretor-Geral da RNP, Nelson Simões

 

 

 

Teste
 

Responsável pela criação do modelo de banco de dados, seguindo as melhores práticas de normalização do banco, e assim permitindo a definição do projeto de banco de dados, que inclui a criação de tabelas, relacionamentos entre elas, índices, dados e etc, a fim de viabilizar a melhor maneira de armazenar, recuperar e excluir as informações gravadas no banco.

Responsável pela organização de branches, merges e versionamento de código e definição e execução de rotinas de deploy.

Representa os interesses do negócio. Deve ter conhecimento suficiente para decidir sobre os aspectos negociais e apoiar o Dono do Produto Técnico e o time do projeto.

Representa os interesses dos técnicos para atender as necessidades do negócio. Deve ter conhecimento suficiente para decidir sobre os aspectos técnicos, sempre alinhado com o Dono do Produto Negocial. Serve de intermediário entre o Negócio e o time do projeto.

Responsável por auxiliar os projetos de desenvolvimento de software quanto a mensuração do tamanho funcional do projeto. Ele é responsável por definir o tipo de contagem e aplicar a técnicas de contagem.

Responsável por estabelecer a estrutura geral de cada visão de arquitetura: a decomposição da visão, o agrupamento dos elementos e as interfaces entre esses principais agrupamentos. Portanto, comparado aos outros papéis, a visão do arquiteto de software é ampla, e não detalhada.

Responsável por desenvolver e testar componentes de acordo com os padrões adotados para o projeto, para fins de integração com subsistemas maiores. Quando é necessário criar componentes de teste, como drivers ou stubs, para possibilitar a realização dos testes, o desenvolvedor também é responsável por desenvolver e testar esses componentes e os subsistemas correspondentes.

Responsável por definir a abordagem de teste e assegurar sua correta implementação a fim de encontrar defeitos no software. Isso inclui identificar as técnicas, ferramentas e diretrizes apropriadas para implementar os testes de software para validar a entrega do produto de software a cada iteração.

Responsável por identificar os problemas e necessidades do cliente referente ao sistema em desenvolvimento ou em manutenção, propondo uma solução sistemática e detalhamento de todos os requisitos do sistema (Funcionais, não funcionais e Restrições do projeto). Conduz o levantamento das informações necessárias para análise e validação do sistema junto ao cliente e a equipe técnica de desenvolvimento do projeto.

Profissional experiente no processo ágil que zela pela sua correta execução e ajuda a equipe na resolução de possíveis impedimentos. Dissemina as práticas do processo.

 Conhecimentos e habilidades:

  • Conhecimento do processo e das práticas de desenvolvimento ágil
  • Capacidade de disseminação de conhecimento
  • Compreensão do processo de mudanças
  • Trabalho em equipe

Time do projeto que atua na etapa de Execução da Release.

Composto pelos Recursos:

  • Scrum Master
  • Analista de Negócio
  • Arquiteto de Software
  • Desenvolvedor
  • Analista de QA

Núcleo de Métricas da Contratada responsável pela estimativa funcional dos requisitos registrados no Backlog do Produto

Descrição

Núcleo de Métricas do DATASUS responsável pela contagem funcional dos requisitos registrados no Backlog do Produto e nas especificações técnicas.

Subcategorias