Papéis

Um papel define o comportamento e as responsabilidades de um profissional ou grupo de profissionais que participam da construção / manutenção de um modelo de dados, bem como de outras atividades do âmbito da Administração de Dados.

Abaixo, estão relacionados os papéis previstos na MAD agrupados em 3 áreas de atuação:

Área de Negócio: Representa o demandante e/ou usuário do sistema.

Contratada: Representa a equipe responsável por desenvolver o sistema.

Datasus: Representa a área de gerenciamento, suporte e apoio ao desenvolvimento do sistema.

 É importante ficar claro, que além dos papéis aqui definidos, existem outros, que estão definidos na página de "Papéis da MDS".

 

Responsável pela construção / manutenção do modelo de banco de dados, seguindo as melhores práticas de normalização do banco, além de prestar suporte a modelagem de dados às equipes de desenvolvimento, validar, divulgar, administrar o acervo e controlar o uso de metadados do DATASUS armazenados e controlados nas bases de dados.

 

 

Responsável por prestar suporte na definição de estrutura de objetos de banco de dados, garantir a disponibilização das estruturas dos objetos nos bancos de dados e o acompanhamento na melhoria do desempenho desses sistemas.

 

 

Responsável por prestar esclarecimnetos à Administração de Dados na construção / manutenção de um modelo de dados. É o técnico da equipe de desenvolvimento responsável pelo projeto e que foi indicado para dar suporte quanto as necessidades de negócio do sistema ao qual o modelo de dados deve atender.