Grupos de Processos

A metodologia de gerenciamento de projetos do DATASUS prevê cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos.

01 - Iniciação

Neste processo é realizada a formalização e detalhamento da necessidade da área solicitante, com a finalidade de subsidiar a decisão de iniciar um projeto ou fase do projeto. Nele são definidos o objetivo, o escopo, as entregas esperadas, as unidades envolvidas, as restrições e premissas, a estimativa inicial de custo e prazo.

Ao final do grupo de processos de Iniciação, espera-se que seja alcançado um entendimento comum acerca do trabalho que será desenvolvido pelo projeto, quanto tempo e recursos serão necessários e quem será o patrocinador e o gerente do projeto. Essas informações ficam consolidadas no Termo de Abertura do Projeto. A aprovação desse termo autoriza formalmente o início do projeto.

Marco: Formalização para início do projeto.

02 – Planejamento

Este processo é fundamental para o sucesso do projeto. Este é o momento em que a equipe deve detalhar o escopo e analisar e definir o melhor conjunto de ações para alcançar os objetivos propostos. O Planejamento do projeto contempla o elenco das atividades previstas para execução do projeto, com as datas associadas, os recursos necessários, as responsabilidades, os riscos e as interfaces com outros projetos.

Ao final do grupo de processos de Planejamento, espera-se ter as informações necessárias para o gerenciamento do projeto, consolidadas no Plano do Projeto. O Plano do Projeto é o instrumento que detalha a estratégia da equipe para conclusão do projeto ou fase do projeto com sucesso, e deve ser apresentado para os principais envolvidos, de forma que todos tenham a mesma expectativa com relação à sua execução. Ele é o guia para a realização do grupo de processos seguintes, e a base de referência para análise do desempenho do projeto.

Marco: Planejamento de execução do projeto

03 – Execução

Neste processo as ações previstas no Plano do Projeto são desenvolvidas, dentro dos prazos estabelecidos a fim de cumprir as especificações do projeto. O Gerente do Projeto deverá controlar as atividades, garantindo que os desvios sejam rapidamente corrigidos, assim como deverá assegurar que o projeto esteja suprindo todas as condições para realização do plano. Durante essa fase, a comunicação com as partes interessadas é crucial e permitirá manter o alinhamento das estratégias e resultados obtidos pelo projeto.

Ao final deste grupo de processos, espera-se ter atingido os objetivos estabelecidos, conforme especificados no Plano do Projeto.

Marco: Atender os objetivos estabelecidos no Plano de Projeto

04 – Monitoramento e Controle

Este processo consiste no acompanhamento, análise e avaliação do progresso e desempenho do projeto, comparando periodicamente os resultados obtidos com os previstos no Plano do Projeto. As atividades deste grupo de processos são executadas periodicamente e de forma continua a fim de identificar possíveis desvios do plano de gerenciamento do projeto, identificando quais áreas precisam de maior atenção e quais precisam de ser escalonadas à Alta Direção para definição de estratégias e ajustes na condução do curso e desempenho do projeto. Essas ações poderão implicar na revisão do Plano do Projeto.

Ao final deste grupo de processos, espera-se ter uma visão da saúde do projeto, do avanço com relação ao Plano do Projeto, do desempenho e do alcance dos objetivos propostos. Essas informações são compiladas em relatórios de progresso do projeto, que deverão ser divulgados para todas as partes interessadas, mantendo assim uma comunicação e alinhamento sobre o que está acontecendo no projeto e as principais decisões tomadas.

Marco: Acompanhamento e controle do Plano de Projeto

05 – Encerramento

Este processo abrange todas as ações necessárias para finalizar formalmente as atividades de um projeto. O grupo de processos é iniciado quando os objetivos do projeto foram alcançados ou quando a organização decide descontinuá-lo.

Ao final deste grupo de processos, espera-se ter o aceite das entregas realizadas pelo projeto, a execução das atividades previstas no plano do projeto, sem pendências impeditivas para a sua conclusão e encerramento.

Marco: Projeto encerrado com as documentações necessárias