Estrutura Geral

A MGProc está baseada no Guia BPM CBOK, o qual estabelece um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de processos de Negócio. A MGProc está estruturada com base em 5 elementos básicos:

- Grupos de Processos: Os grupos de processos da MGProc apresentam o conjunto de procedimentos que devem ser executados no gerenciamento do processo, ao longo das fases do seu ciclo de vida.


- Artefatos: Em sentido amplo, o termo artefato representa um elemento tangível de um gerenciamento do processo, podendo assumir várias formas, como: modelo, documento ou relatório. A MGProc flexibiliza a obrigatoriedade de alguns artefatos dependendo da característica da solicitação, mas todos os artefatos obrigatórios descritos na MGProc devem ser elaborados ao longo do gerenciamento do processo. A MGProc disponibiliza modelos (templates) para os seus artefatos, com o objetivo de orientar e facilitar a sua elaboração.


- Papéis: Um papel define as responsabilidades de um profissional ou grupo de profissionais que participam do gerenciamento do processo. Na prática, um mesmo papel pode ser desempenhado por mais de uma pessoa, assim como uma mesma pessoa pode assumir vários papéis ao longo do gerenciamento do processo.


- Ferramenta de Suporte a Gestão de Processos: Ferramenta de Suporte a Gestão de Processos representa a ferramenta de modelagem de processos utilizada pelo Escritório de Processos do DATASUS.


- Padrão de Modelagem: No Padrão de Modelagem, são abordados os modelos e a simbologia definida para representação dos processos de trabalho do DATASUS, os quais consideram como base a notação BPMN.