Papéis

A MGProc contempla a participação de vários atores, os quais cumprem um papel específico e possuem responsabilidades claramente definidas dentro do gerenciamento do processo.

Abaixo estão relacionados os papéis previstos na Metodologia de Gerenciamento de Processos

Responsável por:

  • Monitorar e avaliar indicadores de desempenho de processos estratégicos;
  • Deliberar questões concernentes a gestão de processos;
  • Avaliar e aprovar impactos na operação de mudanças organizacionais propostas para o Departamento;
  • Aprovar propostas de melhoria de processos de alto impacto e complexidade;
  • Determinar diretrizes para a gestão baseada em processos;
  • Determinar direcionadores para a administração e operação do processo do DATASUS.

Responsável por:

  • Informar as necessidades e expectativas relativas às demandas de processos;
  • Participar das reuniões para repassar as informações do negócio e validação dos processos;
  • Validar as entregas realizadas pelo Consultor de Processo;
  • Implementar as ações entregues pelos Consultores de Processo.

Responsável por:

  • Comunicar a importância de processo às partes interessadas;
  • Apoiar e viabilizar as ações planejadas relativas aos processos.
  • Apoiar a execução do ciclo de vida do processo;
  • Defender e servir de porta-voz para os níveis gerenciais mais elevados, buscando obter o apoio de toda a organização para execução do processo;
  • Promover os benefícios que o processo trará;
  • Orientar e aconselhar aos gestores, executores e partes interessadas do projeto no direcionamento das ações e estratégias de execução do processo.

Responsável por:

  • Identificar oportunidades de melhoria de processos;
  • Realizar as atividades de correção semântica e metodológica nos modelos;
  • Realizar o planejamento, junto ao gestor do processo, da iniciativa de gestão de processos;
  • Mapear situação atual da iniciativa de gestão de processos;
  • Analisar e diagnosticar processos organizacionais e elaborar relatório de diagnóstico sobre o processo;
  • Elaborar proposta de melhoria de processos por meio do redesenho do processo;
  • Elaborar o plano de implantação do processo redesenhado;
  • Contribuir nas ações de implantação das melhorias nos processos.

Responsável por:

  • Apoiar o Gestor na identificação de iniciativas estratégicas relacionadas à gestão de processo;
  • Fornecer informações ao Gestor sobre a evolução das iniciativas de gestão de processo;
  • Apoiar ações de divulgação de metodologia e resultados do Escritório de Processo;
  • Executar as atividades previstas no catálogo de serviços relacionados à gestão de processo;
  • Atender às demandas técnicas sobre metodologia e padrões do Escritório de Processos;
  • Realizar avaliação semântica e metodológica nos modelos de processos;
  • Manter atualizados os instrumentos, a metodologia e o padrão de gestão de processo do Escritório de Processos.

Responsável por:

  • Apoiar no levantamento das informações a respeito dos processos executados;
  • Implementar os processos redesenhando e melhorias propostas;
  • Gerir e acompanhar o processo de negócio;
  • Monitorar e medir o processo.

Responsável por:

  • Desenvolver a arquitetura de processos;
  • Avaliar impactos decorrentes da necessidade de exclusão, alteração ou inclusão de processos de arquitetura;
  • Prover alinhamento entre arquitetura de processos e outros ativos organizacionais (estrutura organizacional, arquitetura de sistemas, arquitetura de dados);
  • Manter o repositório de processos da organização;
  • Desenvolver e manter metodologias e padrões associados a processos.

Responsável por:

  • Executar o processo de negócio;
  • Fornecer informações operacionais sobre o processo de negócio;
  • Identificar oportunidades de melhoria de processo;
  • Contribuir com informações e participação nas iniciativas de gestão por processo;
  • Contribuir nas atividades de melhoria de processos: mapeamento, redesenho e plano de implantação;
  • Executar as atividades previstas para o processo com eficiência e eficácia;
  • Identificar e reportar, ao Gestor do Processo, falhas e problemas na execução do processo; e
  • Revisar e validar o resultado do mapeamento e redesenho dos processos.