Jacson Barros e Juliana Zinader Camara Técnica CONASS

O DATASUS participou da Reunião da Câmara Técnica de Informação e Informática do CONASS, evento realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na sede CONASS em Brasília.

 

A reunião foi conduzida pelo, Assessor Técnico do CONASS, Nereu Henrique Mansano, e contou com a presença de representantes dos 27 estados brasileiros.

 

slide 1

 

O diretor do DATASUS, Jacson Barros, expôs o lançamento do Programa Conecte SUS do Ministério da Saúde, realizado no dia 11 de novembro em Maceió/Alagoas, reiterando que o piloto será realizado no estado de lançamento. Abordou ainda detalhes do projeto “Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS”, um dos marcos do programa, trazendo uma discussão fundamental para conhecimento e participação dos demais estados na RNDS, formando uma estratégia conjunta de expansão da rede no Brasil.

 

PHOTO 2019 11 13 14 10 40

Gestão de Risco

A Coordenação-Geral de Inovação de Sistemas Digitais (CGISD/DATASUS) e a Coordenação-Geral de Controle Interno (CGCIN/DINTEG) realizaram a I Oficina de Gestão de Riscos dos projetos Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária (InformatizAPS), componentes estruturantes para implementação da Estratégia de Saúde Digital no Brasil.

 

O evento ocorreu nos dias 05 e 06 de novembro, na ENAP, em Brasília (DF). Os principais objetivos da oficina foram identificar, analisar e avaliar os riscos para a fase piloto dos projetos.

 

Estiveram presentes representantes da Secretaria Executiva (SE), Secretarias de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e CONASEMS.

 

Essa oficina estabeleceu um marco rumo ao novo paradigma do DATASUS de gestão de projetos e controle da aplicação dos recursos públicos com base em risco. Esse desafio se torna um requisito de governança fundamental na busca do melhor valor para o usuário do SUS e na implementação da Estratégia de Saúde Digital no Brasil. A participação das áreas negociais dos projetosm, permitiu que todos os atores envolvidos estejam cientes de seus papéis e responsabilidades e apoiem o tratamento dos riscos.

 

A oficina contou também com a participação do representante do TCU, Renato Braga, que apresentou o modelo de três linhas de defesa aplicado aos processos de gerenciamento de riscos e controle da organização. Como primeira linha de defesa, os gestores operacionais gerenciam os riscos e têm propriedade sobre eles, guiando o desenvolvimento dos projetos e garantindo que as ações estejam de acordo com os objetivos. 

Imagem Convite RNDS

Ministério da Saúde convida instituições governamentais, empresas e sociedade civil da área da Tecnologia de Informação a participarem do encontro para discutir sobre o programa do governo federal que visa à transformação digital do SUS, contemplando dois importantes projetos: 

 

Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e a Informatização da Atenção à Saúde.

A RNDS irá promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores público e privados.

O programa proporcionará aos profissionais de saúde o acesso às informações de saúde, auxiliando o acompanhamento das condições de saúde e bem-estar do indivíduo para quem precisa no momento que precisa.

O evento será um momento para apresentar o programa e esclarecer aspectos técnicos sobre a RNDS aos setores envolvidos em um projeto de tamanha magnitude e importância: o setor governamental, o setor produtivo e a sociedade.

 

Data: 12 de novembro de 2019 das 08:30h às 12h.

Local:  Auditório Instituto Federal de Alagoas (IFAL),

Endereço: Av.do Ferroviário, 530 – Centro, Maceió AL.

 

Sua participação é muito importante para nós!

 

PROGRAMAÇÃO
08:30 às 90:00 Registro de Participação
90:00 às 09:20 Mesa de Abertura composta pelo Diretor Datasus, Diretor TI da Secretaria Estadual da Saúde de Alagoas, CONASS, CONASEMS e COSEMS-AL
09:20 às 10:00 Apresentação da RNDS (Jacson Barros - diretor do DATASUS)
10:00 às 12:00 Esclarecimentos técnicos (perguntas e respostas)
As perguntas não deverão ultrapassar a 2 minutos

 

Favor confirmar a participação com o preenchimento do formulário a ser acessado no link abaixo:

Acesse o Formulário Aqui

 

O preenchimento do formulário é muito importante e facilitará o contato em eventuais eventos futuros. Deve ser feito impreterivelmente até o dia 12/11 em horário anterior ao evento.

WhatsApp Image 2019 11 15 at 15.24.27

 

Entre os dias (11) e (12) de novembro, na última segunda e terça-feira, foram realizados 2 importantes eventos, considerados marcos importantes para a Transformação Digital do Sistema Único de Saúde-SUS.

Na segunda-feira (11) em Maceió-Alagoas, o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, lançou o Conecte SUS, o programa irá integrar as informações de saúde do cidadão através da Rede Nacional de Dados em Saúde-RNDS.

Seu principal objetivo é promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores público e privado.

Na ocasião o diretor do Departamento de Informática do SUS-DATASUS, Jacson Barros, apresentou detalhadamente o programa, que possui uma proposta totalmente inovadora na saúde, onde os dados serão armazenados em “containers” virtuais em Cloud, para cada estado do Brasil através da tecnologia Blockchain.

 

Blockchain matéria

 

Alagoas foi escolhido como o estado piloto da implementação do Conecte SUS, que começa com a adesão dos municípios para informatização das unidades de saúde da atenção primária, a partir de apoio financeiro do Ministério da Saúde.

A escolha do estado Alagoas para implementação do modelo foi em função do território alagoano ter uma das melhores coberturas de internet do país, tornando-se um ambiente controlado perfeito para início do programa.

Além disso, tem alto percentual de unidades de saúde da família a serem informatizadas, 76%.

No segundo dia de evento o DATASUS promoveu um encontro para discutir os aspectos técnicos do ConecteSUS.

O evento contou com a participação do diretor do DATASUS, Jacson Barros, a Coordenadora Geral de Governança e Gestão de Projetos, Roberta Massa, o Coordenador Geral de Sistemas de Informação, Henrique Nixon, a Coordenadora Geral de Inovação em Sistemas Digitais, Juliana Zinader, e Janaina Guimarães da Secretaria de Atenção Primária a Saúde-SAPS.

 

site 3b

 

O encontro técnico também contou com a participação de gestores de saúde locais, estadual e municipal, do estado de Alagoas, além de empresas e sociedade civil da área de tecnologia da informação que estiveram reunidos no evento.

 

 site4b

 

A equipe do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) esclareceu aspectos técnicos sobre os dois eixos que compõem o Conecte SUS: a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e a Informatização da Atenção Primária.

Na ocasião também foram discutidos temas como a Segurança da Informação, a utilização do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ao invés da Carteira Nacional de Saúde-CNS.

teste o

O programa estará disponível em Alagoas e nas demais unidades do Brasil de Atenção Primária informatizadas a partir de março de 2020.

Estamos pavimentando uma estrada, que chamaremos de infovia da saúde, para o fortalecimento da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil’.

Jacson Barros, diretor do DATASUS”.

O Conecte SUS irá produzir e disponibilizar informações confiáveis da saúde, para quem precisa no momento que precisa.

Workshop 5ª Semana de Inovação 06 11 Dr. Jacson

O DATASUS apresentou o Programa Prontuário Eletrônico do SUS na 5ª Semana de Inovação

O Departamento de Informática do SUS – DATASUS, participou na última quarta-feira (06) da 5ª Semana de Inovação, realizada em Brasília. O evento tem como objetivo inserir a agenda de inovação no centro da estratégia de governo em toda a América do Sul, de modo a acelerar o progresso rumo à solução dos desafios do setor público no século XXI e empoderar os servidores públicos enquanto protagonistas desse processo.

O diretor do DATASUS, Jacson Barros, foi convidado para apresentar no momento “Holofote” o Programa Prontuário Eletrônico do SUS : A estratégia brasileira para a transformação digital na Saúde.

 

O Programa Prontuário Eletrônico do SUS faz uso de recusrsos de TIC para produzir e disponibilizar informações confiáveis no contexto da saúde, para quem precisa no momento que precisa. Oprograma tem como projetos estratégicos a Informatização da Atenção Primária e Rede Nacional de Dados em Saúde - RNDS.  

 

Workshop 5ª Semana de Inovação 06 11 Henrique Nixon

 
 
O evento ainda contou com a participação do Coordenador-Geral de Sistemas de Informação e Operação - CGSIO, Henrique Nixon. O coordenador-geral participou de uma mesa redonda de discussão, aonde apresentou a RNDS e sua arquitetura tecnológica, com uso de Blockchain.

O evento ocorreu do dia 04 a 07 de novembro e contou com a participação de diversos palestrantes e gestores envolvidos no desenvolvimento tecnológico de forma inovadora para os serviços públicos.