Em entrevista à TV Senado, na última sexta-feira (24/8), o coordenador-geral de Disseminação de Informações em Saúde (CGDIS), Virgínio Oliveira, que participou do programa “Cidadania” representando o DATASUS, falou sobre aimportância da disponibilização de informações em saúde e do surgimento de novas e mais acessíveis ferramentas na internet que têm sido usadas pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS).

A relevância na produção e disponibilização de dados para a tomada de decisão pelos gestores da saúde pública brasileira, bem como para elaboração de políticas públicas, foi destaque durante toda a conversa.

O coordenador aproveitou a ocasião para falar dos aplicativos TABWIN e TABNET, que permitem a realização de tabulações rápidas, procuram tornar mais transparentes os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), e falou também do Meu DigiSUS, que disponibiliza para o usuário informações pessoais e clínicas contidas nos sistemas de informações em saúde.

Assista à íntegra da entrevista clicando na imagem abaixo:

 

 

 

Por Samara Neres, NUCOM/DATASUS/SE/MS

 

Cerca de 30 estudantes do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tiveram um dia de aula diferente e produtivo na última segunda-feira (27). Os alunos conheceram a atuação do Departamento de Informática do SUS (DATASUS-SE-MS) e alguns programas e projetos estratégicos da instituição, como a estratégia de e-Saúde brasileira.

A coordenadora de Desenvolvimento para Disseminação de Informações em Saúde (CDDIS-CGDIS), Márcia Marinho, conduziu palestra sobre os Sistemas e Mineração de Dados na Saúde-A experiência do DATASUS. Durante a exposição, um dos temas discutidos foi a disseminação das informações contidas nas bases de dados dos sistemas de informação em saúde e como a temática influencia positivamente a população.

SISTEMAS DE SAÚDE
Durante um bate-papo descontraído, com espaço para interação dos mestrandos, a coordenadora fez uma abordagem dos sistemas que acompanham todo o ciclo de vida de um cidadão, desde o nascimento até o óbito. É o caso do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), aplicação destinada a registrar cada pessoa vacinada desde o primeiro dia de vida e também do sistema e-SUS Atenção Básica, que estrutura os dados da Atenção Básica em nível nacional, ampliando assim a qualidade no atendimento à população.

Além disso, as ferramentas de disseminação de informações em saúde foram apresentadas aos acadêmicos. Os aplicativos TABWIN e TABNET, elaborados com a finalidade de permitir a realização de tabulações rápidas, têm como objetivo subsidiar analises objetivas da situação sanitária e ainda auxiliar a tomada de decisão e a elaboração de programas de ações de saúde.

Para Marcia Marinho, a aula foi uma oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica das ações realizadas pelo DATASUS, ao mesmo tempo que evidencia a importância de os estudantes conhecerem, na prática e na teoria, o desenvolvimento das atividades de informática em saúde do Ministério da Saúde direcionadas à população.

 

Por Samara Neres, NUCOM/DATASUS/SE/MS

Após conclusão da primeira etapa de atualização da infraestrutura do Exadata (banco de dados Oracle), o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS) informa que fará uma parada técnica programada para manutenção nos ambientes de Brasília e do Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (24/08), a partir das 22h.

A ação terá duração prevista de 7h e tem por objetivo atualizar a versão do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), proporcionando melhoria na segurança, correção de bugs, dentre outros.

 

Clique aqui para conferir a lista de sistemas que poderão ficar indisponíveis.

Mais informações: Suporte Técnico do DATASUS

Atendimento usuário interno: (21) 3985-7666 / (61) 3315-2666

Atendimento usuário externo: 136, Opção 8

O aplicativo Meu DigiSUS recebeu, no último sábado (18/8), o prêmio Case de Sucesso durante 9ª edição do 4CIO-DF 2018, realizada em Florianópolis. O evento é um dos maiores do ramo da tecnologia da informação (TI) e reúne os responsáveis pela TI das principais empresas do Brasil - CIOs ou Chief Information Officer.

Guilherme Telles, diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS), apresentou o projeto “Meu DigiSUS integra diversos sistemas do Ministério da Saúde e facilita o acesso do cidadão ao SUS”. Na apresentação foram abordados os benefícios que a ferramenta proporciona aos cidadãos, a solução e a situação atual do aplicativo.

O diretor do DATASUS também ressaltou, ao longo da apresentação, as funcionalidades disponíveis, tais como: pontos de atendimento, medicamentos retirados, cartão de vacinação, histórico de agendamento de consultas, acesso a ouvidoria entre outros.

A comissão avaliadora selecionou cinco Cases de Sucesso para concorrer ao prêmio final. Entre as instituições escolhidas estavam a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Secretaria de Estado de Educação do DF.


Como baixar o APP

Para realizar o primeiro acesso, baixe o aplicativo Meu DigiSUS na loja compatível com o celular e insira algumas informações básicas como: CPF, nome da mãe e e-mail. Após isto, o sistema localizará o seu cartão e enviará ao correio eletrônico cadastrado uma mensagem para verificação de segurança. Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e terá acesso as suas informações de saúde.

 

  

 

Por Samara Neres, NUCOM/DATASUS/SE/MS

A transformação digital é uma realidade e os aplicativos móveis fazem parte deste cenário de mudança. Diante dessa perspectiva, com o objetivo de possibilitar maior comodidade e reduzir burocracias, o Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo Meu DigiSUS, plataforma móvel de serviços digitais oficial do Órgão.

Disponível para smartphones IOS e Android, a ferramenta permite monitorar o agendamento de exames e procedimentos controlados pelo Sistema de Regulação (SISREG) e pelo sistema da Atenção Básica e-SUS AB. A grande novidade é que nos próximos meses, o agendamento e cancelamento de consultas na atenção básica poderão ser realizados pelo próprio telefone celular.

O Meu DigiSUS disponibiliza para o usuário informações pessoais e clínicas contidas em cerca de 12 sistemas entre eles: o Cadastro Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Programas do Farmácia Popular, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Sistema de Regulação (SISREG), Sistema de Atenção Básica (e-SUS AB) e Hemovida.
 

 

Funcionalidades

A página “Minha Saúde” mostra as informações gerais do cidadão como: lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular, calendário de vacinação e outras novidades, dentre as quais destacam-se a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome.

Já a funcionalidade “Serviços de Saúde” permite a consulta dos estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes. A página “Atendimento SUS” apresenta a lista de procedimentos realizados pelo cidadão nos estabelecimentos da atenção básica de saúde, os agendados pelo sistema de regulação e o status na fila de espera do SISREG. O aplicativo permite que sejam avaliados ou ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento não foi realizado.

 


Como baixar

Para realizar seu primeiro acesso, baixe o aplicativo Meu DigiSUS na loja compatível com o celular e insira algumas informações básicas como: CPF, nome da mãe e e-mail. Após isto, o sistema localizará o seu cartão e enviará ao correio eletrônico cadastrado uma mensagem para verificação de segurança. Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e terá acesso as suas informações de saúde.
 

Conheça e baixe outros aplicativos móveis desenvolvidos pelo Ministério da Saúde aqui.

 

Mais informações

Entre em contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Texto: Samara Neres, NUCOM/DATASUS/SE/MS