Cartão Nacional do SUS

O que é o Cartão Nacional de Saúde

É o documento que possibilita vincular os procedimentos, ações e serviços de saúde executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao cidadão, ao profissional de saúde que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.

Conheça mais sobre o Cartão Nacional de Saúde e saiba como o Ministério da Saúde está trabalhando para coletar as informações que irão auxiliar o cidadão nos atendimentos prestados pelo SUS - Sistema Único de Saúde.

Clique aqui: Cartão Nacional de Saúde

 

Apresentação do Cartão Nacional de Saúde

Regulamentado pela Portaria do Ministério da Saúde 940/2011, o Cartão Nacional de Saúde vai unificar a base de dados de vários sistemas existentes no SUS, organizando a identificação do cidadão por meio de um registro único. Esse registro é a chave de acesso do cidadão ao Sistema, por meio do Portal de Saúde do Cidadão. A meta é que ainda em 2014, todo cidadão brasileiro possua seu Cartão Nacional de Saúde, já ao sair das maternidades.

Já no primeiro semestre de 2013, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 12 mil impressoras do cartão a cerca de 1.300 municípios para a impressão de etiquetas com o número do Cartão. Também está em fase de conclusão o processo licitatório para a distribuição de 192 milhões de mídias de PVC.

Para profissionais de saúde que operam a base de dados do Cartão, já está disponível na internet o CadSUSWeb, instrumento desenvolvido pelo DATASUS que permite visualizar os dados para atualização em tempo real. Possibilita imprimir imagem e etiqueta do Cartão em três modalidades. O CadSUSWEb pode ser acessado por profissionais que possuem o código de acesso do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) por meio do link  http://cartaonet.datasus.gov.br.