Anuários

O Ministério da Saúde, gestor federal do Sistema Único de Saúde - SUS, adota uma postura de transparência e desenvolve ações para aprimorar a qualidade e ampliar a divulgação de dados e Indicadores de Saúde. Em mais uma dessas iniciativas, traz a público o Anuário Estatístico de Saúde do Brasil em três apresentações - impressa, Internet e CD-ROM.

A divulgação deste Anuário tem como meta dar visibilidade aos avanços obtidos na área de Saúde graças às políticas públicas implementadas nos últimos anos e munir os gestores com informações que permitam traçar, através de visão integrada, estratégias para enfrentar os desafios da saúde que precisam ser superados.

Os resultados apresentados provêm de pesquisas e levantamentos dos registros administrativos. O conteúdo do Anuário teve como referência os Indicadores e Dados Básicos para a Saúde da Rede Interagencial de Informações para Saúde - Ripsa, coordenada pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde - Opas.

O DATASUS coordenou este trabalho, reunindo esforços das áreas geradoras de informações do Ministério da Saúde, e a execução coube à Fundação SEADE.

O Anuário oferece informações socioeconômicas, sobre a organização do sistema de saúde, características e dinâmica da população, perfil de mortalidade, morbidade e fatores de risco, rede de serviços, recursos humanos, recursos financeiros, além da produção e cobertura de diversos serviços de saúde.

Acreditamos que este seja um insumo importante para a ação e o diálogo entre os diversos setores envolvidos na implementação do SUS, desde as três esferas de governo, os gestores e profissionais de saúde, até lideranças comunitárias e a população em geral.