Referências em Saúde

A pesquisa bibliográfica em saúde na internet apresenta inúmeras fontes de investigação, sendo que o ponto de partida é a seleção das palavras chave.

 

A  Biblioteca Virtual em Saúde  do Ministério da Saúde  possui um Localizador de Informações em Saúde - LIS para pesquisa de temas de Saúde Pública no Brasil.

 

O Ministério da Saúde tem convênio com a BIREME  para desenvolvimento projetos de gestão de informação e conhecimento científico em saúde. BIREME é um Centro Especializado da Organização Pan-Americana da Saúde(OPAS), estabelecido no Brasil desde 1967, que tem como uma de suas atribuições promoção da cooperação técnica em informação científica e técnica em saúde, com os países e entre os países da América Latina e do Caribe (denominada REGIÃO), com o intuito de desenvolver os meios e as capacidades para proporcionar acesso eqüitativo à informação científica e técnica em saúde.

 

Scielo (Scientific Electronic Library Online) é um dos resultados deste convênio, onde podem ser acessados vários títulos e links de acesso a outras referências.

 

Outra importante fonte de referência em saúde pública é a Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo . Serviço de Biblioteca e Documentação - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Fone: (0xx11) 3066-7711 / 280-9163 
Endereço: Av. Doutor Arnaldo, 715 – Consolação
Cidade: São Paulo - SP - C.E.P.: 01246-904

 

As teses completas estão sendo disponibilizadas para os sites da internet, podendo ser localizadas na Fiocruz ouCapes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) entre outros.

 

 

Os sites das bibliotecas de universidades e associações podem auxiliar na busca de bibliografias:

-  Unicamp

-  Abrasco

-  UNIFESP

-  UNB

-  UFMG

-  UERJ

-  UFRJ


Pesquisas científicas na área médica / biomédica têm bases indexadas advindas de vários locais do mundo e podem ser acessadas pelo Medline .

Todas bases de dados disponíveis desde os anos 40 estão na “Web of Science”. Podem ser acessadas pelas instituições cadastradas, conforme liberação da Capes ou pela maioria das bibliotecas do país.

Para pesquisas de indicadores, resultados de censos, estatísticas sociais e econômicas e estudos e pesquisas para download no site do IBGE.