Capacitação

Apresentação

O DATASUS oferece, aos que atuam nas áreas de gestão e Controle Social do SUS, cursos e oportunidades de treinamento voltados para a capacitação no uso de seus produtos e serviços. Além disso, cuida  da qualificação técnica de seu corpo funcional tendo em vista o desenvolvimento de competências necessárias para a melhoria da eficácia e da qualidade de seus produtos e serviços e para melhor atendimento ao SUS.

Essas atividades são desenvolvidas através de duas modalidades: Ensino Presencial e Ensino a Distância.

Ensino Presencial operado pelo DATASUS oferece, ao público externo, cursos e programas de treinamento voltados para seus sistemas e aplicativos. Graças a seus Núcleos Regionais existentes em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, o DATASUS amplia as possibilidades de aplicação desse tipo de ensino. Além do mais, quando necessário, pode estabelecer parcerias com outras instituições públicas.

Ensino a Distância, usualmente designado pela sigla EAD, passou a desempenhar papel primordial no âmbito educacional, graças ao advento da WEB, à expansão da Internet e conseqüente desenvolvimento de recursos apropriados a esse processo de capacitação.

No âmbito do SUS, que tem abrangência nacional, o EAD configura-se como valiosa estratégia para a capacitação em saúde pois tem potencialidades para atender a um número expressivo de profissionais e instituições, a despeito de sua dispersão geográfica.

O DATASUS participa dessa estratégia, desenvolvendo e oferecendo conteúdos específicos, provendo infra-estrutura tecnológica e disponibilizando ambientes virtuais para trabalhos colaborativos e cursos relacionados com a área de saúde pública.

Na perspectiva de integração de esforços institucionais de desenvolvimento da capacitação via WEB, foi criado o UniverSUS, ambiente virtual voltado para a capacitação a distância no âmbito do SUS.

Clique para conhecer melhor o UniverSUS.