Sobre a MDS

A Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS é um conjunto de boas práticas em desenvolvimento de sistemas que serão utilizadas pelas equipes de desenvolvimento e manutenção de softwares do DATASUS.

A elaboração da metodologia é uma iniciativa da Coordenação Geral de Análise e Manutenção, precedida de um estudo da evolução dos processos, artefatos e orientações existentes no Processo de Gerenciamento e Desenvolvimento de Sistemas (PGDS), nas metodologias apresentadas no mercado e disponível às equipes de desenvolvimento de sistemas do DATASUS.

A utilização permitirá às equipes da Coordenação Geral de Análise e Manutenção padronizar a forma de desenvolver software, alinhando os processos de trabalho e criando a documentação adequada. Com isto, obtém-se a melhoria na governança, o que reflete em aumento da eficácia, eficiência, efetividade, produtividade e menor dependência dos indivíduos, aumentando a retenção do conhecimento na organização.

            

Estrutura Geral

A MDS está baseada no processo RUP (Rational Unified Process), que é um conjunto de boas práticas coletadas de engenharia de software. O RUP utiliza o processo Iterativo, que é a sequencia de passos incrementais, isto é, a execução de um ciclo de vida de um projeto de sistemas tem como resultado uma versão do sistema liberada interna ou externamente. Ou seja, cada nova versão de sistema entregue à área requisitante poderá receber melhorias de forma incremental em relação à versão anterior. A MDS está desenhada para adotar padrões próprios, como: artefatos, formulários, modelos e instruções utilizadas ao longo do ciclo de vida dos projetos de desenvolvimento de sistemas