Sobre a MAD

banco03A elaboração da Metodologia de Administração de Dados - MAD é uma iniciativa da Divisão de Análise e Administração Estratégica de Dados (DAAED) contendo a regulamentação e descrição dos padrões e procedimentos a serem adotados quando da necessidade de realização de tarefas relativas à área de Administração de Dados, bem como de ferramentas técnicas necessárias para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Nesta metodologia estamos tratando o padrão de nomenclatura para objetos de banco de dados, a  definição de boas  práticas para construção e manutenção de modelo de dados e a sua documentação. Este o processo é imprescindível para a gestão do  modelo corporativo do Ministério da Saúde (MS).

A sua utilização permitirá padronizar a construção e manutenção de modelos de dados com mais qualidade e documentação adequada à compreensão destes.

A MAD está baseada nas boas práticas de mercado e padrões próprios, como: artefatos, formulários e instruções adequadas ao Ministério da Saúde.

Ela está estruturada nos seguintes elementos básicos:

• Documentação - Documentos que devem ser disponibilizados pela equipe responsável pelo sistema ao qual o modelo deverá atender.

• Fase - Detalhamento dos subprocessos que compõem o processo de modelagem de dados sendo utilizada a MGP-SISP como referência para detalhar os subprocessos. A MGP-SISP é uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos (MGP) do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). O SISP é responsável por planejar, coordenar, organizar, operar, controlar e supervisionar os  recursos de tecnologia da informação dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, em articulação com os demais sistemas utilizados direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.  Este sistema foi instituído pelo Decreto 7.579 de 11 de outubro de 2011, e a  Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) é o seu  órgão central.

• Prazos - Para os tipos de serviços relacionados com a Administração de Dados (AD) não existe contagem de tempo associada com ponto de função, sendo que normalmente o serviço é contabilizado em UST (Unidade de Serviço Técnico) ou em horas. Para a modelagem de dados no MS foi definida uma estimativa de tempo a ser gasto para construção / manutenção de modelagem de dados e que está contido na MAD.

• Padrão de Nomenclatura - Padrão de nomes de objetos de banco de dados, independente do tipo de SGBD utilizado. No MS são utilizados os seguintes SBGD: MySQL, SQLServer, Postgres e Oracle, sendo que ??% dos sistemas utilizam este último..

•Orientações para Modelagem de Dados - Padrões e diretrizes para uma modelagem de dados de qualidade e sua documentação adequada ao entendimento do modelo. As orientações aqui definidas devem ser obrigatoriamente seguida.

• Artefatos - Em sentido amplo, o termo artefato representa um elemento tangível de um projeto. Podem assumir várias formas como: modelo, documento, dicionário de dados, script. Além disso, MAD disponibiliza modelos (templates) para os seus artefatos, com o objetivo de orientar e facilitar a sua elaboração.

• Papéis  - Um papel define as responsabilidades de um profissional ou grupo de profissionais que participam construção / manutenção de um modelo de dados. As responsabilidades normalmente estão associadas às equipes em que cada um atua. 

Construir modelos de dados, isto é, entender e registrar formalmente os dados de uma realidade de negócio da instituição, especificando-os em um artefato denominado Modelo de Dados. Para isso, devem-se traduzir os requisitos de informação em entidades negociais com seus atributos e relacionamentos entre estas, incluindo as respectivas regras negociais, associados aos processos de decisão e operação institucionais.

Para a construção / manutenção de modelos de dados  é preciso que a equipe de desenvolvimento disponibilize a documentação do sistema, e os padrões e  regras do MS a serem seguidos estão definidos nos itens "Norma e Padronização de Nomenclatura" e "Orientações para Modelagem de Dados".

Com isso obtemos modelos de dados:

  • aderente as regras de negócio do sistema;
  • em conformidade com os padrões definidos;
  • com qualidade e documentados, de acordo com práticas de mercado;
  • com reutilização de objetos de banco de dados.

A documentação a ser disponibilizada pela equipe de desenvolvimento é de acordo com a categoria de modelagem de dados indicada a seguir:

  • Novo: Nesta categoria são construídos modelos de dados para projetos de um sistema como um todo, ou para atender um módulo / funcionalidade de um sistema.
  • Manutenção: Nesta definição estão os projetos cujos modelos de dados foram construídos pela AD ou legados já internalizados.
  • Necessidades Especiais Estratégicas: Projeto novo ou de manutenção, mas cuja execução deve ser feita com urgência, não seguindo os trâmites normais e cronograma definidos para as outras categorias.
  • Homologação: Nesta categoria o modelo / manutenção é de responsabilidade do modelo de dados da equipe responsável pelo sistema. Se há entrega de documentação, o modelo será analisado segundo os padrões do MS e mais a aderência ao negócio. Não havendo entrega de documentação, somente serão avaliados os padrões do MS.
  • Legados Não Internalizados: Nesta categoria não há entrega de documentação, sendo a responsabilidade do modelo de dados da equipe de desenvolvimento e na avaliação serão analisados somente os padrões do MS.

 A documentação exigida para cada categoria de projeto é definida de acordo com a tabela descrita a seguir: 

Documentação a ser Entregue

Descrição

Obrigatório (S/N) x Categoria do Projeto

Novo

Manut.

Necess. Especiais Estratégicas

Preparação do Projeto

Definir informações de preparação do projeto, de forma que a Administração de Dados possa ter um entendimento inicial do projeto que deverá ser desenvolvimento e o modelo de dados elaborado pela DAAED-GAAD.

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Documento de Visão

Definir o escopo acordado entre as partes (equipe de desenvolvimento e gestor).

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Documentação de Especificação do Negócio – Caso de Uso

Descrever cada funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário.

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Documento de Interface (informar quantos)

Especificar as descrições de interfaces para o usuário, isto é, mostrar as telas da aplicação bem como seus campos com as informações pertinentes a cada um (tipo do campo, descrição, tipo/tamanho, máscara, preenchimento obrigatório ou não).

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N

Regras de Negócio

Apresentar as regras de negócio que envolvem o projeto.

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N

Glossário do Sistema

Expor o significado de termos, siglas e acrônimos relacionados com o projeto, sejam da área negocial como também de TI.

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Solicitação de Mudança

Documentar e controlar tipo de solicitação de mudança no sistema. Devem fornecer um registro das decisões, além de  garantir  que os impactos das mudanças sejam entendidos no projeto.

Este documento somente deve ser obrigatório para os casos em que o modelo já está implementado em produção.

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S

Justificativa da Urgência

Apresentar a necessidade da urgência do sistema.

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Ata de Reunião

Registrar resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões sobre a modelagem do processo.  Não deve ser alterada após a aprovação de todos os presentes na reunião.

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S

S


bonecosUm ponto importante a ser observado é que no caso de construção / manutenção de modelos de dados que ficam sob a responsabilidade da AD o trabalho abonecos ser feito é a "4 mãos", pois é um esforço conjunto entre a AD e a equipe de desenvolvimento.