Sobre a MGP

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) foi elaborada com o objetivo de ser um instrumento que auxilie o gerenciamento de projetos de TIC no âmbito do Departamento. Esta metodologia tem como base as boas práticas de gerenciamento de projetos previstas pelo Project Management Institute (PMI), no PMBok, as quais estão entre os padrões corporativos de maior aceitação na atualidade e pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP SISP), a qual serve como guia para o Setor Público.

As práticas foram adequadas à realidade dos projetos do DATASUS e, na sequência, desdobradas em grupos de processos que detalham as ações atribuídas a cada parte envolvida nas diversas fases do gerenciamento dos projetos, incorporando a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim alcançar seus objetivos dentro dos prazos planejados.

A MGP visa orientar os Gerentes de Projetos e os demais interessados na condução dos projetos executados no Departamento, com base nos grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento, preceituados pelo PMBoK e pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP SISP). Também foi formulada para atender às pessoas que atuam, gerenciando ou participando, em projetos do DATASUS, podendo ser utilizada por outras áreas do Ministério da Saúde que estejam envolvidas em projetos, ou que deseje conhecer e/ou melhorar suas competências na área de gerenciamento de projetos.