Ministério da Saúde

DATASUS

Grupo de Processos

O grupo de Processo ou Fases, são assim representados, com interação com a Metodologia de Priorização de Projetos Digitais em Saúde:

A demonstração de demanda em sua manifestação inicial, como uma proposta de projeto, para fins de análise técnica e negocial preliminar suficiente para apoiar a decisão dos Comitês CETIC e CIINFO quanto a prioridade.

Entende-se que a priorização da proposta de projeto pode ocorrer em conjunto com projetos novos ou para projetos com alteração de escopo, prazo e custo.

Prevê-se ainda, submissão aos Comitês de Governança das propostas de projetos e/ou projetos em andamento que sejam impactados por situações eventuais de alteração nas estratégias federais, legislações ou frente ao momento da saúde no Brasil, em função de pandemias e até mesmo outras determinantes que criem situação excepcional a ser gerida pelo Ministério.

O processo de tratamento das Propostas de Projetos utiliza a “Metodologia de Priorização de Projetos Digitais em Saúde” que trata a priorização de proposta e repriorização de projetos iniciados, conforme necessidade do Ministério da Saúde.

Iniciação:

As atividades desta etapa demonstram a concepção do projeto obtendo-se autorização formal para iniciá-lo, pois na fase anterior de Proposta de Projeto já foram realizadas atividades que geram subsídios para tomada de decisão e iniciação do Projeto.

Nesta etapa será realizada a formalização, com a definição das atribuições e nível de autonomia do Gerente de Projeto e descrição clara de objetivos, escopo, não-escopo, indicação dos marcos (principias entregáveis) e benefícios esperados.

Planejamento:

As atividades desta etapa geram a demonstração da estruturação do planejamento do projeto, para alcançar os objetivos para o quais ele foi criado, há artefatos de suma importância para que o andamento do projeto atenda aos objetivos que se somam aos artefatos gerados nas etapas anteriores incluindo outros componentes de planejamento tais como: matriz RACI, cronograma detalhado físico e financeiro, riscos, restrições, oportunidades, orçamento e cronograma detalhado.

Execução:

São os processos realizados para executar os entregáveis definidos na etapa de planejamento para satisfazer as especificações. Durante a Execução, faz-se necessário atentar ao planejamento com objetivo de entregar o planejado, em caso de não aderência ao planejamento, lançar mão imediatamente das orientações do Monitoramento e Controle, para os possíveis ajustes por meio de ações corretivas e preventivas, além de priorizações.

Monitoramento e Controle:

São os processos realizados para observar a execução de Projeto, de forma que possíveis problemas possam ser identificados no momento adequado e que possam ser tomadas ações preventivas e corretivas, quando necessário, para controlar a sua execução. O principal benefício deste grupo de processos é que o desempenho do Projeto é observado e medido regularmente para identificar variações em relação ao Plano de Projeto.

Encerramento:

São os processos para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, com o objetivo de finalizar formalmente o Projeto. Agrega-se o “Registro final de Lições Aprendidas” que gera subsídio e gestão do conhecimento para instruir projetos similares ou em situações diversas para apoiar a tomada de decisão.