Ministério da Saúde

DATASUS

Multimídia

A Comunicação Institucional do DATASUS está inserida na DIFOC, porém interligada às diretrizes do Gabinete do diretor e é responsável, pela formação da identidade e imagem positiva da instituição, ressaltando perspectivas relacionadas com a missão e a ideologia do departamento. Está ligada a aparência corporativa que evidencia a imagem pública da instituição, buscando formar a personalidade organizacional.

SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DE VIDEOCONFERÊNCIA E TRANSMISSÃO POR STREAMING (CGIE/DATASUS/SE/MS).

OBJETIVO
         Provimento de infraestrutura de videoconferência para atender ao Ministério da Saúde e demais órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

ANTES DE SOLICITAR, LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO
         Leia as informações abaixo atentamente para conhecer mais as atividades que exercemos, nossa infraestrutura e equipamentos, parceiros, dicas, notícias e informações pertinentes.

       O Minstério da Saúde possui salas regionais de videoconferência em todas as capitais do país. Elas possuem os requisitos necessários para o evento. Por isso, pedimos aos solicitantes que utilizem, preferencialmente, essas salas, caso haja participação de outro estado. Desse modo, podemos garantir que as conexões (e o evento como um todo) tenham qualidade satisfatória.

COMO AGENDAR?

  • O solicitante deve ligar nas salas regionais dos NEMS (Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde) que participarão da videoconferência para ver disponibilidade para qual deseja e só depois entrar e preencher o formulário. Para isso entre em contato com a(s) regional(ais) de interesse através do CATÁLOGO DE ENDEREÇOS (CLICANDO AQUI).

  • Ao preencher o formulário de solicitação, o usuário deve, obrigatoriamente, indicar todos os estados participantes (inclusive a sala de Brasília, caso participe)

    IMPORTANTE: Após o envio do formulário, o solicitante deve aguardar o recebimento do e-mail de confirmação (somente através desse e-mail, a videoconferência estará registrada). Serão registradas APENAS as solicitações com até 3 meses a frente da data atual. 

  • O usuário pode recorrer a outros locais que possuam salas de videoconferência. Por exemplo: CIEVS, CIBs, SES e etc. Neste caso, É OBRIGATÓRIO o solicitante informar no campo “Outras Salas” do formulário os seguintes dados:

    • - Nome da sala,

    • - IP para conexão; e

    • - Contato do Técnico responsável daquela sala.

Essas informações são de suma importância. Através delas nossa equipe terá condições de realizar  os testes de conectividade, buscando garantir a participação desse(s) local(ais) no evento solicitado. O solicitante deverá informar aos pontos externos que efetuem testes de conexão conosco em até 48h de antecedência.

VIDEOCONFERÊNCIA COM TRANSMISSÃO EM TEMPO REAL

         É possível assistir sua videoconferência, em tempo real, através do site do DATASUS (http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal) Para isso, marque “SIM” para a opção “Deseja transmitir o evento em tempo real” no preenchimento do formulário. 

 PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO

AGENDA VIDEO 20171 - VERIFIQUE AQUI A AGENDA DO DATASUS-DF - Esta agenda refere-se somente à disponibilidade da sala do DATASUS-DF (Sala 177B). As demais salas devem ser consultadas em seus respectivos  departamentos  ou estados, e só depois selecionadas/informadas no formulário abaixo. Nós não temos agendas de outras localidades.

FORMULARIO VIDEO 2017
2
 - PREENCHA O FORMULÁRIO (clique aqui) 


images33 - Salas de videoconferência do Ministério da Saúde no DF

ALERTO VIDEO 2017 A  4 - O critério para registro de agendameno respeita a ordem de chegada dos formulários. Portanto, o e-mail de confirmação enviado por nossa equipe é a única garantia     de registro do evento na agenda.

ALERTO VIDEO 2017 A  5 - O DATASUS não é responsável pela agenda nos estados. Portanto o solicitante deverá ligar em cada estado para verificar a agenda local e após isso preencher o formulário de solicitação!

 

Mais Informações sobre a Nossa Sala de Videoconferência em Brasília 

Endereço
Ministério da Saúde, Ed. Anexo ala B sala 177.

Composição:

     Capacidade: 14 lugares;

     Climatizada; 
     Equipamento Scopia XT1200 Radvision;
     Notebook conectado à internet e tela projetada em monitor de 42”.

Serviços de Transmissão em Tempo Real pela internet da CREDT - Coordenação de Gestão de Redes e Telecomunicações/CGIE/DATASUS/SE/MS).

ATENÇÃO: As transmissões em tempo real fora das dependências do Ministério da Saúde estão sujeitas à análises específicas.

OBJETIVO
A Transmissão em Tempo Real é a publicação de seu evento, reunião ou cerimônia exibido ao vivo em áudio e vídeo no portal Saude.gov para ser acompanhada em qualquer computador com acesso à internet. 

TRANSMISSÃO EM TEMPO REAL e PERGUNTAS EM TEMPO REAL

Os interessados podem assistir AO VIVO por meio de computador com internet, bastando acessar http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal, onde estão publicadas as transmissões atuais e futuras. Além disso, é possível interagir enviando participação por mensagens eletrônicas que chegarão imediatamente aos responsáveis pela triagem dessas informações no evento, possibilitando a interação com os espectadores da transmissão. Para adicionar essa ferramenta de Perguntas em tempo real a sua transmissão, marque SIM para a opção “Deseja perguntas em tempo real?”. quando estiver preenchendo o formulário de solicitação

 

Para AGENDAR UMA TRANSMISSÃO EM TEMPO REAL, siga as instruções abaixo:

1. Clique aqui e CONSULTE O CALENDÁRIO para solicitar serviços de Transmissão em Tempo Real

2. Preencher o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO 

 

4.Estar ciente que a filmagem e sonorização do evento será de responsabilidade do órgão solicitante, conforme item 05 do documento anexo, bem como outras providências a serem tomadas pelo solicitante. 

Qualquer dúvida entre em contato com a equipe de transmissão em tempo real do DATASUS: lista.eventosdatasus@saude.gov.br

Reúne SUS é um SERVIDOR DE WEBCONFERÊNCIA disponível 24 horas por dia sem necessidade de nenhuma instalação. 
Basta dispor de um computador com acesso à internet.

Clique aqui para SOLICITAÇÃO DE SENHA REUNESUS

Siga as instruções abaixo para utilizar o recurso.

 1 - Acesse http://reune.sus.gov.br;

  1. 2 - Digite seu nome, departamento e localidade no campo "a";
  2. 3 - Selecione a sala informada na resposta ao e-mail de solicitação;
  3. 4 - Digite a senha fornecida e tecle ENTER.
  • Com isso, surgirá uma solicitação de CONFIGURAÇÕES DO FLASH PLAYER, clique em PERMITIR.
  • Em seguida, na tela de configuração e teste de áudio, verifique se pode ouvir o sistema clicando no botão "Reproduzir Som de Teste".
  • Caso possua microfone, uma faixa azul deve oscilar de acordo com o som do seu ambiente. Pode ocorrer alguma microfonia, o que é normal. Clique em INICIAR ÁUDIO.
  • Caso possua uma WEBCAM (câmera de vídeo USB para computadores), é possível compartilhar sua imagem.
  • Para isso, clique no respectivo ícone no canto superior esquerdo da janela, selecione sua câmera e clique no botão PLAY.
  • Para compartilhar a tela do computador, basta selecionar o participante que irá apresentar o conteúdo e clicar no botão "Mudar Apresentador". Com isso aparecerá um ícone ao lado de seu nome e o mesmo terá habilitado em seu computador o botão de compartilhamento de vídeo no canto superior esquerdo, ao lado dos botões de áudio e vídeo.