DATASUS participa do maior evento em Segurança Cibernética e Risco da América Latina

IMG 4674Com o objetivo de debater e repercutir o cenário atual da Segurança Cibernética foi realizado, nessa quarta-feira (29/3), em Brasília, a 4ª Edição do Security Leaders. O evento contou com a presença de profissionais do Departamento de Informática do SUS (DATASUS).

 Temas como a necessidade de uma Política Nacional de Segurança da Informação, avanço dos crimes cibernéticos, transformação digital, segurança em nuvem, certificado digital e biometria foram alguns dos assuntos abordados por representantes de instituições renomadas como ITI, Banco Central do Brasil, Receita federal, Banco do Brasil, Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, Ministério Público Federal, entre outros.

O evento também contou com apresentações de empresas do mercado de segurança que apresentaram, ao longo do dia, análises sobre as novas ameaças virtuais e formas de contê-las.

Além das apresentações, foram realizados três debates, todos mediados pela jornalista Graça Sermoud, diretora editorial das revistas Decision Report e Security Report. Clique aqui para saber os temas de cada um.

Todos os debates contaram com a interação dos participantes por meio de perguntas que foram respondidas pelos profissionais de Segurança da Informação, Tecnologia e Risco presentes na ocasião.

 

 

 

Texto: NUCOM/DATASUS/SE/MS


Manutenção programada para melhoria dos links de comunicação do Ministério da Saúde

Parada técnica acontecerá a partir das 22h do próximo sábado (25). Veja lista com todos os sistemas que ficarão fora do ar ao final desta matéria

Visando a ampliação da capacidade e melhoria dos links de comunicação do Ministério da Saúde, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) informa que haverá a necessidade de paralização de todos os serviços de comunicação hospedados no datacenter do Rio de Janeiro.  A parada técnica programada irá iniciar às 22h do próximo sábado (25) estendendo-se até às 6h do domingo (26).

Isso significa que ficarão fora do ar sistemas como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). (Confira lista completa anexada no final desta matéria).

Os Hospitais Federais do Rio de Janeiro também ficarão sem acesso à internet e ao serviço de correio eletrônico durante a ação. Também ficarão sem acesso à internet os Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, que não possuem proxy, ou seja, serviço de servidor que age como um intermediário para requisições de usuários, solicitando recursos de outros servidores.

Lista de sistemas que ficaram fora do AR

Para mais informações:  suporte técnico do DATASUS

Atendimento usuário interno: (61) 3315-2222

Atendimento usuário externo: 136, Opção 8

 

Texto: NUCOM/DATASUS/MS

Nova Política da Segurança da Informação e Comunicações - POSIC do Ministério da Saúde

Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 30 de janeiro de 2017, a nova Política da Segurança da Informação e Comunicações  do Ministério da Saúde, Portaria Nº 271, de 27 de janeiro de 2017, que institui diretrizes, responsabilidades e competências que visam viabilizar a disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade das informações e comunicações, bem  como a conformidade, padronização e normatização das atividades de gestão da segurança da informação e comunicações do MS.

Nesta portaria você encontrará os objetivos, a abrangência, conceitos e definições,  referências legais e normativas, princípios, diretrizes gerais e específicas, competências e responsabilidades, divulgação e capacitação, atualização, penalidades, disposições finais e Vigências  sobre a Segurança da Informação no Ministério da Saúde.

Clique aqui e acesse a portaria

Lançamento Integra MS

Com o auditório repleto, o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Dr. Antônio Nardi, lança nesta terça feira, 07 de fevereiro de 2017, em Brasília, a nova intranet do Ministério da Saúde: A IntegraMS, uma ferramenta interativa e colaborativa que foi criada em parceria entre a Secretaria de Comunicação Social do Ministério da Saúde – ASCOM e o Departamento de Informática do SUS- DATASUS, com o objetivo principal de inovar e ao mesmo tempo integrar os usuários deste órgão.

Além do Secretário-executivo, compuseram a mesa do lançamento o Diretor do DATASUS, Marcelo Fiadeiro; a Coordenadora da Comunicação Interna do Ministério da Saúde, Renata Lúcia Ramalho e o Diretor de Comunicação Social Luiz Fernando Rila.

O lançamento teve, ainda, a participação do jornalista Leonardo Dalla Rosa, graduado pela Universidade Católica de Brasília – UCB, especialista em Marketing digital.

 

Parada técnica programada no DATASUS-RJ deixará seis sistemas inacessíveis

Em decorrência de uma parada técnica programada na infraestrutura do Departamento de Informática do SUS no Rio de Janeiro (DATASUS-RJ), o acesso a seis sistemas hospedados nos servidores, ficará indisponível entre 20h desta sexta-feira (16/12) até, no máximo, às 20h de sábado (17/12).

O objetivo é instalar servidores para aumentar a capacidade de processamento de dados para atender novos serviços de informatização no país relacionados ao Registro Eletrônico em Saúde (RES) e Cartão Nacional de Saúde (CNS).

 

-> Sistemas que ficarão inacessíveis

- Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES

- Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL

- Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS

- Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações - SIPNI

- Módulo Fila Cirúrgica do Sistema e-SUS Hospitalar;

- Sistema FORMSUS

→ Para mais informações, entre em contato com o suporte técnico do DATASUS 136, Opção 8