DATASUS conhece projeto Pernambuco Conectado

Programa leva conectividade a serviços de TIC a mais de 3 mil unidades do Governo

datasus seCom o objetivo de realizar uma visita técnica a fim de conhecer o projeto PE Conectado, o diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), Guilherme Telles e o coordenador-Geral de Infraestrutura, Flávio Ferreira, foram recebidos pelo presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Romero Guimarães e pelo gerente de Redes e Conectividade, José Rangel, na última quarta-feira (18/10).

O projeto se assemelha a iniciativa inovadora do Ministério da Saúde para a informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O intuito é levar conectividade a serviços de TIC a mais de três mil unidades do Governo Pernambucano espalhadas por todo o estado. Entre os serviços ofertados estão e-mail corporativo, internet de banda larga, telefonia VoIP (voz sobre IP).

O projeto PE Conectado conta ainda com nove Centros de Gerenciamento para operação e comando de toda a rede. Para Guilherme Telles, a iniciativa tem sido sucesso e exemplo na gestão dos recursos de informação e informática para os demais Estados da federação. “São mais de 30 mil pontos de telefonia fixa, aproximadamente 11 mil pontos de telefonia móvel e cerca de 420 câmeras de via pública. A visita foi, sem dúvidas, muito positiva no sentido de trazer possíveis contribuições para o projeto de informatização das UBS’s em todo o Brasil”, ressalta.

Samara Neres, do Nucom DATASUS