DATASUS participa de Simpósio sobre normalização da Informática em Saúde

01O Diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS), Guilherme Telles, participou do 1º Simpósio de Normas Brasileiras (NBR) de Informática em Saúde com o tema “Padrões para uma Saúde Conectada”, realizado na última sexta-feira (23/3), na Faculdade União das Américas – Uniamérica, em Foz do Iguaçu.

O diretor palestrou sobre os desafios do DATASUS para a estratégia de e-Saúde brasileira durante o Painel que abordava as ações governamentais para a saúde conectada. Ao longo de sua apresentação, Guilherme reforçou a importância do tema em discussão e destacou a relevância da informatização do Sistema Único de Saúde. “Tomada de decisão melhor fundamentada, segurança do paciente, dados e indicadores de saúde de maior qualidade. Esses são alguns dos benefícios que podemos destacar com a total implantação da estratégia no âmbito do Ministério da Saúde”, apontou.

Foram abordados ainda alguns dos projetos em andamento: o Conjunto Mínimo de Dados (CMD), que tem por objetivo modernizar as bases de dados essenciais do sistema de informação relativos à assistência à saúde. O Registro Eletrônico de Saúde (RES), cujo objetivo é ter um histórico clínico por paciente em que o cidadão e os profissionais que o atendem possam acompanhar resultados de exames,  medicamentos e consultas. Já o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS), tem como foco a contratação de empresas para a implantação de prontuário eletrônico nas mais de 42 mil UBS em todo o país ainda em 2018, por meio de solução que contemple os serviços de conectividade.

A coordenadora de Desenvolvimento para a Disseminação de Informações em Saúde do DATASUS, Márcia Marinho, também esteve presente na ocasião e apresentou sobre normas e padrões de conteúdos semânticos. “As normas técnicas referentes à terminologias apoiam a gestão destes recursos tão importantes para os sistemas de informação, propiciando maior eficiência na atualização e segurança de que os profissionais de saúde tenham o mesmo significado dos termos de saúde",  afirmou.

O evento reuniu representantes da área de saúde do País e foi promovido pela Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde (ABNT/CEE-078) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O encontro contou com apresentações sobre Normas Brasileiras, normas internacionais (ISO) e padrões relacionados com segurança da informação em saúde, arquitetura de sistemas, conteúdo semântico e aplicativos de informação em saúde entre outros temas.

datasus 04