Agenda integrada na UFRN trata de ações para enfrentamento à sífilis

Na última quarta e quinta-feira (25 e 26/7), uma comitiva do Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS) participou de reunião referente ao acordo de cooperação celebrado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade de Lorraine, na França, que contempla a cooperação técnica entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a contraparte francesa.

A agenda bilateral teve como objetivo tratar do desenvolvimento de ações conjuntas para o enfrentamento à epidemia de sífilis no Brasil, pactuadas no Plano de Trabalho com o Ministério da Saúde, visando o fortalecimento da pesquisa e inovação tecnológica em saúde.

Dando continuidade, a equipe conheceu a estrutura de datacenters do campus central e também as instalações do LAIS, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, Rio Grande do Norte. Durante a visita, projetos parceiros e iniciativas preocupadas com o bem-estar social e o desenvolvimento da área de saúde no Brasil, tendo como foco inovação e TI, foram apresentados.

PARCERIA

Os pesquisadores do Laboratório exibiram, ainda, os sistemas idealizados pelo Ministério da Saúde e desenvolvido pelo LAIS. Entre eles: o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), cuja finalidade é qualificar a formação, gestão e a assistência no Sistema Único de Saúde.

 

 

Por Samara Neres, Nucom DATASUS/SE/MS