Ações do DATASUS são destaque em artigo publicado na 5ª edição da pesquisa TIC Saúde

Lançamento da publicação aconteceu durante Congresso Brasileiro de Informática em Saúde em Fortaleza-CE

 

O artigo “Ações Tecnológicas”, escrito pelo diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS/SE/MS), Guilherme Telles, foi publicado na 5ª Edição da Pesquisa TIC Saúde, durante o XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em Fortaleza-CE, por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

 

TICS04Ao longo do documento foram abordadas as ações conduzidas pelo Departamento para a total implantação da estratégia em todo o Brasil, bem como os desafios enfrentados para a entrega de uma infraestrutura robusta que suporte os projetos e ações, qualificando a gestão da saúde por meio eletrônico.

 

Na oportunidade, Guilherme Telles destacou os esforços realizados no Ministério da Saúde para o alcance da meta de que o SUS seja totalmente digital. “Alcançar a assistência universal à saúde implica disponibilizar serviços eficazes, como o Prontuário Eletrônico do Paciente, que eliminará da vida do usuário deslocamentos desnecessários. Isso reduzirá tempo de espera nas filas, além de proporcionar agilidade e redução de custos para os cofres públicos”, apontou.

 

O diretor do DATASUS participou da mesa de lançamento da Pesquisa juntamente com o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, a coordenadora científica da pesquisa, Heimar de Fátima, a presidente da SBIS, Beatriz Leão e com o professor do Instituto do Coração Marco Gutierrez.

 

O QUE É A PESQUISA

TICS08A TIC Saúde tem o objetivo de investigar a profundidade das TIC nos estabelecimentos de saúde e sua apropriação por profissionais de saúde (médicos e enfermeiros). A análise considera as informações adotadas pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do DATASUS.

Para acessar a pesquisa na íntegra, assim como rever a série histórica, visite: http://cetic.br/pesquisa/saude/indicadores.

 

Leia o estudo completo aqui>

https://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-estabelecimentos-de-saude-brasileiros-tic-saude-2017/

 

SOBRE O CONGRESSO

O CBIS é o mais tradicional congresso na área de informática em saúde da América Latina, realizado a cada dois anos desde sua primeira edição, em 1986.