Inovação tecnológica em saúde é tema de conferência em Natal

Ações inovadoras do Ministério da Saúde foram apresentadas na oportunidade

 

natal03As recentes entregas tecnológicas do Ministério da Saúde foram apresentadas durante a 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, realizada entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Natal (RN), organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

O diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS), Guilherme Telles, durante palestra aos participantes do evento, destacou a importância de programas e projetos que contribuem para o avanço da informatização do Sistema Único de Saúde Brasileiro e apresentou o Programa de Informatização das Unidade Básicas de Saúde (PIUBS).

 

Telles também explanou sobre os desafios de implementar o Registro Eletrônico de Saude (RES), que é o repositório único de informações sobre a saúde do cidadão, abordou ainda a influência da tecnologia para a formação na área da saúde, reforçando a relevância do processo de capacitação de profissionais do SUS na temática informática em saúde.

 

natal02Na oportunidade, foi divulgado um vídeo que mostra os benefícios do aplicativo Meu DigiSUS, uma ferramenta que integra mais de 12 sistemas de saúde, possibilitando que os cidadãos tenham na palma da mão as informações clínicas e pessoais.

 

O evento reuniu especialistas, estudantes e gestores da área da saúde e teve como objetivo abordar os desafios e a importância das discussões em torno das tecnologias e da inovação em saúde para os países em desenvolvimento. Durante a conferência, os palestrantes reafirmaram que a inovação tecnológica é um meio efetivo para a consolidação da resposta em saúde, contribuindo, assim, para a melhoria dos sistemas de saúde.