Inovação & Saúde Digital – Compartilhando experiências

Inovação & Saúde Digital – Compartilhando experiências

Workshop Suécia Brasil Setembro de 2019 b

A informatização nos estabelecimentos de saúde não é somente uma necessidade exclusiva do Brasil os países Europeus vem apostando em estratégias de saúde digital a mais tempo e adquiriram grande expertise em sua implementação.

Em busca de ações assertivas na implementação da estratégia brasileira, o Ministério da Saúde - MS, com apoio da Assessoria Internacional – AISA, realizou encontros com especialistas europeus que implementaram estratégias de Saúde Digital em seus países.

Além de discutirem possibilidades de cooperação, os encontros oferecem o compartilhamento de experiências e o amadurecimento da estratégia brasileira. 

Conheça mais detalhes abaixo sobre os últimos encontros.

No mês de maio  o diretor do Departamento de Informática do SUS – DATASUS, Jacson Venâncio Barros e o diretor do Departamento de Monitoramento do SUS – DEMAS, Alberto Tomasi se reuniram com representantes da “Danish Health Data Authority” da Dinamarca para compartilhar experiências sobre o processo de implementação de saúde digital.

Dando continuidade a troca de experiências com países europeus, no dia 17 de setembro foi promovido pela AISA o “Workshop Inovação & Saúde Digital” entre Brasil e Suécia e conduzido pelo DATASUS. O evento foi realizado no auditório da FIOCRUZ em Brasília com a colaboração da embaixada da Suécia.

Experiência Brasileira

Juliana Zinader, Coordenadora-Geral de Inovação em Sistemas Digitais – CGISD/DATASUS, conduziu o workshop, onde foi apresentado o Programa Prontuário Eletrônico do SUS – PPE SUS, e seus projetos estratégicos, como a Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS.

Com a RNDS implementada os profissionais de saúde terão acesso ao histórico do paciente, com exames realizados e demais informações necessárias para atender o paciente com mais qualidade e eficiência.

O usuário do sistema de saúde terá acesso ao seu histórico clínico através do App do Ministério da Saúde.

Atila Rodrigues, Coordenador-geral de Política e Inovação em Saúde Digital, Departamento de Saúde Digital – DESD, apresentou as diretrizes da Telessaúde e as iniciativas com foco em apoiar os profissionais de saúde.

Experiência Sueca

A Dra. Anette Falkenrot, CMIO do Hospital Universitário Sahlgrenska, compartilhou a experiência na evolução da Saúde Digital na Suécia. Através do case de prescrição eletrônica, que acelerou o processo de informatização entre os prestadores de serviços e hospitais.

A diretora destacou a complexidade da rede de saúde pública do Brasil, entendendo que é um grande trabalho a ser desenvolvido, porém necessário para a evolução da Saúde brasileira.

“Vamos conectar, vamos inovar, vamos crescer juntos! ”

Acrescentou a diretora Dra. Anette Falkenrot.

 

A inovação na saúde é um processo importante que demanda de compartilhamento de experiências para o seu amadurecimento e evolução.