Jubileu de Prata - DATASUS comemora 25 anos de atuação no SUS

 

Matéria25anosDATASUS            O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) comemora, no próximo dia 16 de abril, o Jubileu de Prata, prestando relevantes serviços ao longo de 25 anos de efetiva atuação perante o Sistema Único de Saúde (SUS). Com a missão de “assegurar aos gestores do SUS e aos órgãos congêneres o acesso aos serviços de tecnologia da informação e bases de dados mantidas pelo Ministério da Saúde”, o DATASUS já desenvolveu mais de 400 sistemas para a disseminação das informações voltadas às ações de saúde.

  Por meio dos sistemas informatizados, todo o ciclo de vida do cidadão recebe cobertura - nascimento, atendimento básico, vacinação, atendimento ambulatorial, internação, acompanhamento em programas de saúde específicos e óbito. Essa abrangência evidencia como a dimensão do banco de informações em saúde disponíveis no Brasil pode auxiliar na tomada de decisão dos gestores da saúde, tendo como referência os dados utilizados nas análises administrativas e epidemiológicas. 

Dentro do Ministério, o Departamento tem contribuído, significativamente, na gestão institucional com a responsabilidade de desenvolver soluções tecnológicas capazes de otimizar e aperfeiçoar os processos internos. Neste sentido, o DATASUS preza também por ações e boas práticas de Governança sugeridas pelos Órgãos de Fiscalização e Controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU). O objetivo é direcionar e adequar às rotinas de trabalho internas.

 Para o diretor do Departamento, Sérgio Cotia, a adoção destas recomendações de Órgãos de Controle contemplam, de forma contundente, questões relacionadas às melhores práticas e à segurança da informação. “A adesão aos critérios sugeridos alavancam medidas assertivas de governança de tecnologia da informação”, assegura. O diretor também reforça que a governança corporativa exerce um papel relevante em relação ao processo de tomada de decisão no âmbito tecnológico e controla impactos estratégicos de TI.

 Com o intuito de firmar a data e celebrar ao longo do ano, a logomarca do órgão foi adequada com o objetivo de ressaltar os valores da instituição. O DATASUS foi fundado em 16 de abril de 1991, quando a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi criada por meio do Decreto nº 100. Com o surgimento da Funasa, a função de controle e atendimento referente à saúde passou a ser operacionalizada pelo Departamento e não mais pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).  

Tecnologia para o SUS

O DATASUS dispõe de dois data centers, um em Brasília e outro no Rio de Janeiro, nos quais são mantidos os servidores de rede que hospedam os sistemas do Ministério da Saúde. Desta forma, a estrutura de armazenamento de dados tem condições de reunir e disponibilizar informações sobre saúde de toda população brasileira.

Baixe a logomarca DATASUS 25 Anos (baixa resolução)
Baixe a logomarca DATASUS 25 Anos (alta resolução)

 

Nucom DATASUS