Ministro coloca Portal Saúde Maringá como referência para o Brasil. Modelo será utilizado pelo DATASUS

Publicado em 29 abril 2014

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou nesta segunda-feira (28), do lançamento do Portal Saúde Maringá, classificando o programa como exemplo para todo o Brasil. O portal inclui a ferramenta de consulta ao Cartão Saúde, que possibilita o acesso a resultados de exames, carteira de vacinação e histórico médico. “O portal de Maringá é referência e trouxe toda equipe técnica do DATASUS para conhecer o sistema para o nosso projeto do Cartão Nacional do SUS”, afirmou Chioro.

Além do ministro Arthur Chioro participaram do lançamento o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, o diretor do DATASUS, Augusto Gadelha, o prefeito Roberto Pupin, o vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, a vereadora Carmen Inocente, o reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, o presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Osvaldo Vieria, a secretária de Saúde de Vitória (ES), Deise Paganela Pelissari Fermiano, secretários municipais, prestadores de serviço, profissionais de saúde e a comunidade.

O Portal Saúde Maringá é inédito neste formato no Brasil, e vai permitir o acesso do usuários e de profissionais de saúde às informações sobre o paciente. Com o Cartão Saúde, que todo maringaense tem direito e que já está nas mãos de mais de 200 mil habitantes da cidade, será possível acessar resultados de exames, a carteira de vacinação e o histórico médico. O acesso ao portal é possível através do site da Prefeitura, no endereço www.maringa.pr.gov.br.

No portal serão disponibilizadas ainda informações sobre a estrutura da Secretaria de Saúde, agenda de atividades, endereços e telefones, notícias e fotografias, além de explicativos sobre o funcionamento de cada setor, serviços disponíveis e fale conosco. O portal entrou em funcionamento pleno durante a solenidade de lançamento.

A partir de agora, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o usuário que já possui o Cartão Saúde precisa ir até uma Unidade Básica e cadastrar a senha pessoal. Os que não possuem o cartão, podem se cadastrar também na UBS de referência para o bairro onde reside. “O Cartão Saúde é totalmente seguro e sigiloso, apenas os profissionais da rede e o usuário terão acesso aos dados pessoais”, explica Nardi.

O secretário destacou também que a partir da implantação do Portal, o morador de Maringá que tenha o Cartão, terá acesso às informações em todo o mundo através da rede mundial de computadores. “Inclusive em aparelhos portáteis como um celular”.

Nardi destacou a presença do ministro Arthur Chioro pelo prestígio do Portal e do Cartão Saúde. “O programa que estamos lançando agora é mesmo referência para todo o Brasil, graças a uma equipe muito dedicada e a muitas parcerias”, lembrou Nardi citando o apoio recebido do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado na estruturação do sistema. Porém o mais importante, destacou Nardi, é beneficiar o usuário com atendimento mais humano, menos filas, agilidade e eficiência.

O secretário destacou ainda a possibilidade de atualizar os dados de cada paciente em tempo real. “Vamos acabar com o segundo, o terceiro e tantos prontuários abertos para um paciente, e muitos outros obstáculos que interferem no atendimento para termos um sistema seguro e muito ágil”, informou Nardi lembrando que toda rede de saúde está informatizada e interligada em rede.

O secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, parabenizou Maringá pelo Portal e lembrou do compromisso do prefeito Roberto Pupin durante a campanha. “Não me arrependo de ter vindo aqui assumir esse compromisso com o Pupin porque tinha certeza que seria realizado”, afirmou Caputo, destacando a presença do ministro e dos técnicos do DATASUS. O ministro Arthur Chioro, lembrou Caputo, tem muita experiência em gestão pública da saúde municipal, e sabe da importância do portal nesse sistema.  

Com informações do Portal Saúde Maringá