Esta página objetiva orientar sobre o uso do Sistema de Gestão de Operadores (SGOP) e responder a dúvidas frequentes.

Consulte o manual do SGOP no link abaixo para se informar das funcionalidades do sistema.

Download do Manual do SGOP.

manual

Conceitos relacionados

SGOP significa Sistema de Gestão de Operadores. É o sistema responsável por gerir os operadores e administradores que estão habilitados a usar o sistema CADSUS WEB. Permite ao administrador ou diretor clínico de um estabelecimento de saúde aprovar ou reprovar solicitações de acesso de operadores, e aos operadores permite solicitar acesso ao CADSUS WEB.

O CADSUS WEB é o sistema de cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde. Permite a geração do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS).

O aplicativo de reconhecimento de máquina (Warsaw) é uma solução de segurança responsável por garantir que cada usuário que acesse o sistema seja realmente um usuário credenciado e tenha seu computador identificado e validado.

Saiba mais sobre a solução de segurança clicando aqui.

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) é um documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações acerca de todos os estabelecimentos de saúde do país, independentemente de sua natureza jurídica ou integração com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O CNES é o cadastro oficial do Ministério da Saúde (MS) no tocante à realidade da capacidade instalada e mão-de-obra assistencial de saúde no Brasil em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, com convênio SUS ou não. O CNES é a base cadastral para operacionalização de diversos sistemas, tais como: Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Informação Hospitalar (SIH), Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), entre outros. Atualmente, o CNES é a ferramenta auxiliadora para uma gestão eficaz e eficiente, proporcionando ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades e, auxiliando no planejamento em saúde em todas as esferas administrativa do Governo.

Maiores informações podem ser acessadas no site https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.php/P%C3%A1gina_principal.

Em primeiro lugar, você deverá entrar em contato com seu gestor local, que poderá ser a Secretaria Municipal de Saúde ou a Secretaria Estadual de Saúde.Cabe ao Gestor Municipal de Saúde, o cadastramento e manutenção dos estabelecimentos junto ao CNES.

No link http://cnes2.datasus.gov.br, os telefones e endereços de contato do seu gestor estão em Serviços/Gestores/Relação de Gestores Cadastrados;O Site disponibilizará uma opção na qual você fará a escolha do seu estado;Isto feito o site disponibilizará uma tela em que estarão disponíveis todos os municípios plenos e a secretaria estadual de saúde do seu estado. A partir daí escolha o seu município ou secretaria estadual de saúde, anote o endereço e telefone para seus necessários contatos.

Para auxiliá-lo no processo de conhecimento do CNES e seus requisitos, recomendamos uma leitura pormenorizada da legislação contida no site na opção Institucional/Legislação como também que sejam baixadas e impressas as fichas FCES a serem preenchidas, bem como o seu Manual de preenchimento constantes na opção Documentação/Manual de Preenchimento SCNES.

Requisitos de uso do SGOP e cadastro/atualização de informações do CNES

Caso tente acessar o SGOP com seu cadastro no CADSUS incompleto, o sistema pedirá para que compelte seus dados com pelo menos 80% de completude, conforme vídeo abaixo:

Para você verificar se o grau de qualidade das informações do seu cadastro está com pelo menos 80%, você deve acessar o CADSUS WEB, tanto a versão 5 ou 6, pesquisar pelo usuário a ser verificado e manter o cursor em cima do ícone “grau de qualidade dos dados”, conforme imagens abaixo:

Tela de consulta:

tela de consulta

Tela inicial do cadastro do usuário no CADSUS WEB:

tela inicial do cadastro do usuário no CADSUS WEB

a. Campos mínimos a serem preenchidos para que o cadastro no CADSUS WEB alcance os 80% de grau de qualidade:

1. CPF

2. Nome

3. Nome da Mãe

4. Nome do Pai (ou selecionada a caixinha “não informado”)

5. E-mail validado.

6. Sexo

7. Raça/Cor

8. Data de Nascimento

9. Município de Nascimento

10. Nacionalidade

11. Telefone (pelo menos 1 cadastrado)

12. Endereço com CEP.

 

Case tente acessar o SGOP sem que o seu e-mail cadastrado no CADSUSWEB tenha sido validado, o sistema exibirá um erro, conforme o vídeo abaixo:

Para validar seu email, basta inserir o email no campo “email principal” e “confirmação de email principal”, e apertar o botão gravar. Após esta ação, o sistema enviará um email para que você possa clicar em um link e, assim, validar o email.

Email não validado:

email não validado

Email validado:

email validado

Para saber quem é o Gerente/Administrador ou Diretor Clínico de um estabelecimento de saúde, você deve ir ao site do CNES,http://cnes.datasus.gov.br/.

Acesse área Consulta > Estabelecimento, conforme indicado na tela abaixo. A pesquisa de um estabelecimento de saúde pode ser efetuada através da digitação de: nome do estabelecimento, código de CNES, CNPJ ou por CPF. Clique em pesquisar.

Tela de consulta de estabelecimento

O site retornará com os resultados da pesquisa efetuada. Após, clique em Ficha Estabelecimento, representado pelo símbolo Simbolo Lista(localizado na Detalhes).

Lista com retorno da pesquisa.

Após, será exibida a Ficha do Estabelecimento. Na área Identificação da Ficha do estabelecimento, estará disponível a informação de Gerente/Administrador ou Diretor Clínico, conforme demonstrado na tela abaixo:

Item Identificação do admin

Para verificar se você está vinculado devidamente a um estabelecimento de saúde cadastrado no CNES, basta acessar o endereço http://cnes.datasus.gov.br/ , área Consultas > Profissionais. Esta pesquisa pode ser efetuada através da digitação de: Nome do Profissional, CPF ou CNS. Após, clique em pesquisar conforme demonstrado em tela.

consulta na página do CNES

O site exibirá o resultado da pesquisa. Para acessar as informações do profissional pesquisado, clique em Vínculos Ativos (representado pelo ícone Simbolo Mais), conforme demonstrado em tela abaixo:

consulta na página do CNES

Serão exibidos em tela, todos os vínculos ativos para o profissional pesquisado. Por tal tela é possível avaliar os estabelecimentos de saúde e suas respectivas ocupações nos mesmos. Considera-se apto como usuário no SGOP, todos os profissionais que apresentem suas vinculações ativas no CNES.

Observação: Considera-se apto como usuário no SGOP, todos os profissionais que apresentem suas vinculações ativas no CNES.

consulta na página do CNES

As Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde que atuam como responsáveis pelo conjunto de estabelecimentos de seu território e vinculados à sua gestão. São responsáveis também neste processo os estabelecimentos de saúde (prestadores de saúde).

Os profissionais vinculados a cada um destes estabelecimentos de saúde cadastrados na base nacional são corresponsáveis neste processo através da devida conferência dos dados

É relevante trazer a esta questão o que diz a Portaria de Consolidação n° 1, de 03 de outubro de 2017, artigos 364,365,368 e 369:

Art. 364. O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são de responsabilidade de cada estabelecimento de saúde, através de seus responsáveis técnicos ou responsáveis administrativos. (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 7º)

Art. 365. Os profissionais de saúde são corresponsáveis pelos seus dados cadastrais inseridos no CNES, devendo zelar pela correta informação, comunicando aos respectivos responsáveis pelo cadastramento toda e qualquer mudança de situação relativa a si. (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 8º)

Art. 368. Compete às direções estaduais do SUS, em relação ao CNES: (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 11)

I - subsidiar e apoiar a implantação e a manutenção do CNES em seu território; (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 11, I)

II - cooperar tecnicamente e ofertar o suporte necessário às direções municipais do SUS em seu território para a correta aplicação e operacionalização do CNES; (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 11, II)

III - apoiar o cadastramento dos estabelecimentos de saúde de seu território, públicos ou privados, integrantes ou não do SUS, que estejam sob seu comando ou cujo comando seja compartilhado com a esfera municipal; e (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 11, III)

IV - fiscalizar, auditar, validar ou alterar, quando necessário, o cadastro dos estabelecimentos de saúde integrantes do SUS que estejam sob seu comando ou cujo comando seja compartilhado com a esfera municipal. (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 11, IV)

Art. 369. São responsabilidades das direções municipais do SUS, em relação ao CNES: (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 12)

I - subsidiar e apoiar a implantação e a manutenção do CNES em seu território; (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 12, I)

II - apoiar o cadastramento dos estabelecimentos de saúde de seu território, públicos ou privados, integrantes ou não do SUS, que estejam sob seu comando ou cujo comando esteja compartilhado com a esfera estadual; e (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 12, II)

III - fiscalizar, auditar, validar ou alterar, quando necessário, o cadastro dos estabelecimentos de saúde integrantes do SUS que estejam sob seu comando ou cujo comando esteja compartilhado com a esfera estadual. (Origem: PRT MS/GM 1646/2015, Art. 12, III)

O usuário deverá entrar em contato com seu Gestor local, que neste caso será o responsável pelo CNES no Estado ou no Município. Este responsável pelo CNES atua vinculado à Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde e atua na interlocução entre os estabelecimentos de saúde vinculados em sua gestão com vistas a promover a devida inserção/ atualização de CNES.

Para identificação dos dados do responsável pelo CNES no Estado ou Município, acesse o link http://cnes2.datasus.gov.br/ , menu: Serviços > Gestores > Relação de Gestores Cadastrados. Selecione o Estado e/ou Município. O resultado desta pesquisa trará as informações com: nome, telefone, endereço de contato e e-mail dos responsáveis pelo CNES.

O processo de cadastramento e de manutenção ou atualização cadastral se inicia por solicitação do próprio estabelecimento de saúde. Alguns estabelecimentos de saúde possuem a versão do CNES desktop instalada localmente e outros não. Em caso de possuir a versão instalada, o usuário poderá preencher diretamente esta atualização no sistema e efetuar a gravação. O usuário poderá salvar o cadastro deste estabelecimento em um pendrive e levá-lo até o responsável pelo CNES, ou gerar uma cópia de segurança e enviar para o e-mail do responsável pelo CNES no Estado ou no Município.

Compreende-se por cadastramento: ato de inserir pela primeira vez os dados conformados no modelo de informação do CNES, em aplicativo informatizado ou por meio de "webservice", com vistas à alimentação da base de dados nacional do CNES.

Compreende-se por manutenção ou atualização cadastral: ato de alterar os dados cadastrais de um estabelecimento de saúde previamente inseridos no aplicativo informatizado ou por meio de "webservice", ou reafirmar que seus dados não sofreram mudanças.

Confira o fluxo de criação e atualização dos dados de um estabelecimento de saúde ou uma operadora de saúde junto à base do CNES:

Fluxo de cadastro do CNES

a) Acesse a versão desktop do CNES instalada localmente.

TELA DO CNES

b) Digite o usuário e senha, clique em “Entrar”. O sistema exibirá a tela abaixo. Após, selecione o menu: Cadastros > Estabelecimentos.

TELA DO CNES

c) O sistema exibirá a tela abaixo. Para estabelecimentos já cadastrados no CNES, selecione o botão “Alterar”. E, para efetuar um novo cadastro de estabelecimento de saúde, clique em “Incluir”.

TELA DO CNES

d) A informação de Gerente/Administrador ou Diretor Clínico encontra-se disposta na aba de Identificação Principal, do Módulo Básico.

e) Clique em Gravar para salvar as alterações realizadas.

f) Gere uma advertência para verificar relatório de possíveis alertas (etapa não obrigatória).

g) Gere uma Consistência para verificar relatório de possíveis inconsistências (etapa obrigatória).

h) Caso o estabelecimento esteja com o campo status Não Aprovado, realize a correção das inconsistências, e repita o passo g).

Observação: Somente quando o estabelecimento estiver com o campo status como Consistido, é que o botão Transmitir DATASUS estará disponível.

i) Para os estabelecimentos que ainda não encaminham as informações para a base nacional através da Transmissão Direta, a transmissão deve ser realizada por intermédio do Gestor Local.

j) Caso o usuário esteja na versão SCNES Simplificado, o usuário deve clicar no botão "Exportar" (vide imagem ao lado), onde será gerado um arquivo que deverá ser encaminhado ao gestor local, para que este consiga realizar o envio para a base nacional.

l) Caso o usuário esteja na versão SCNES Completo, o usuário deverá acessar o menu: Movimento > Exportação e gravar o arquivo em pendrive.

Atenção ao fluxo de recebimento do arquivo que seu gestor local realiza. Para melhores informações acerca do direcionamento do arquivo, sugerimos que entre em contato com seu gestor local. Para consultar o contato de seu Gestor Local, clique em: http://cnes2.datasus.gov.br/Cad_Gestor_Listar.asp

O prazo de cadastramento para a nova versão do CADSUS Web não cessará, pois as permissões de uso ao novo sistema são dinâmicas e é necessário a constante manutenção dos usuários do CADSUS Web, pelos responsáveis dos estabelecimentos de saúde. O que pode ocorrer é que um estabelecimento de saúde perdendo acesso ao CADSUS Web v5, não conseguirá atualizar o cadastro de algum futuro usuários, no intuito de cumprir o requisito de preenchimento de 80% dos campos e muito menos a atualização e inclusão do e-mail no cadastro. Nestes casos, ou o estabelecimento de saúde busca a atualização do cadastro do usuário que fará a migração via outro estabelecimento de saúde próximo (que possua acesso ao CADSUS V6), ou o responsável do estabelecimento de saúde ou o secretário de saúde envia a digitalização de um ofício carimbado e assinado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando a atualização do cadastro do usuário que fará a migração.

Vídeos tutoriais

Veja como concluir o primeiro acesso ao sistema SGOP e, assim, prosseguir com as solicitações necessárias.

Será necessário que seu e-mail seja cadastrado e validado no CADSUSWEB, veja o vídeo abaixo como proceder com esta validação:

Confira no vídeo abaixo como efetuar a "solicitação de acesso" a um estabelecimento de saúde:

Confira no vídeo abaixo como efetuar a "solicitação de perfil" para acessar o CadSus Web:

Confira no vídeo abaixo como efetuar a "solicitação de um computador" para acessar o CadSus Web:

Confira no vídeo abaixo como alterar a senha:

Confira no vídeo abaixo como recuperar a senha:

 

Contato:

Caso não sejam encontradas as respostas na documentação, centralizada no website https://cadastro.saude.gov.br/saiba-mais/, os canais de comunicação são: Disque Saúde: 136, opção 8; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 0800-9413050.