Esta página objetiva orientar sobre o uso do Sistema de Gestão de Operadores (SGOP) e responder a dúvidas frequentes.

Consulte o manual do SGOP no link abaixo para se informar das funcionalidades do sistema.

Download do Manual do SGOP.

manual

Conceitos relacionados

SGOP significa Sistema de Gestão de Operadores. É o sistema responsável por gerir os operadores e administradores que estão habilitados a usar o sistema CADSUS WEB. Permite ao administrador ou diretor clínico de um estabelecimento de saúde aprovar ou reprovar solicitações de acesso de operadores, e aos operadores permite solicitar acesso ao CADSUS WEB.

O CADSUS WEB é o sistema de cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde. Permite a geração do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS).

O aplicativo de reconheciment de máquina (Warsaw) é uma solução de segurança responsável por garantir que cada usuário que acesse o sistema seja realmente um usuário credenciado e tenha seu computador identificado e validado.

Saiba mais sobre a solução de segurança clicando aqui.

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES visa ser a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente do SUS.

Em primeiro lugar, você deverá entrar em contato com seu gestor local, que poderá ser a Secretaria Municipal de Saúde ou a Secretaria Estadual de Saúde.Cabe ao Gestor Municipal de Saúde, o cadastramento e manutenção dos estabelecimentos junto ao CNES.

No link http://cnes2.datasus.gov.br, os telefones e endereços de contato do seu gestor estão em Serviços/Gestores/Relação de Gestores Cadastrados;O Site disponibilizará uma opção na qual você fará a escolha do seu estado;Isto feito o site disponibilizará uma tela em que estarão disponíveis todos os municípios plenos e a secretaria estadual de saúde do seu estado. A partir daí escolha o seu município ou secretaria estadual de saúde, anote o endereço e telefone para seus necessários contatos.

Para auxiliá-lo no processo de conhecimento do CNES e seus requisitos, recomendamos uma leitura pormenorizada da legislação contida no site na opção Institucional/Legislação como também que sejam baixadas e impressas as fichas FCES a serem preenchidas, bem como o seu Manual de preenchimento constantes na opção Documentação/Manual de Preenchimento SCNES.

Requisitos de uso do SGOP

Caso tente acessar o SGOP com seu cadastro no CADSUS incompleto, o sistema pedirá para que compelte seus dados com pelo menos 80% de completude, conforme vídeo abaixo:

Para você verificar se o grau de qualidade das informações do seu cadastro está com pelo menos 80%, você deve acessar o CADSUS WEB, tanto a versão 5 ou 6, pesquisar pelo usuário a ser verificado e manter o cursor em cima do ícone “grau de qualidade dos dados”, conforme imagens abaixo:

Tela de consulta:

tela de consulta

Tela inicial do cadastro do usuário no CADSUS WEB:

tela inicial do cadastro do usuário no CADSUS WEB

a. Campos mínimos a serem preenchidos para que o cadastro no CADSUS WEB alcance os 80% de grau de qualidade:

i. Nome

ii. Nome da Mãe

iii. Nome do Pai (ou selecionada a caixinha “não informado”)

iv. Sexo

v. Raça/Cor

vi. Data de Nascimento

vii. Município de Nascimento

viii. Nacionalidade

ix. Telefone (pelo menos 1 cadastrado)

x. Endereço com CEP.

 

Apesar dos campos acima, quando preenchidos, permitirem que o grau de qualidade alcance os 80%, o operador/administrador que for usar o SGOP ou CADSUS WEB deverá preencher o CPF e o e-mail, que deverá ser validado.

Case tente acessar o SGOP sem que o seu e-mail cadastrado no CADSUSWEB tenha sido validado, o sistema exibirá um erro, conforme o vídeo abaixo:

Para validar seu email, basta inserir o email no campo “email principal” e “confirmação de email principal”, e apertar o botão gravar. Após esta ação, o sistema enviará um email para que você possa clicar em um link e, assim, validar o email.

Email não validado:

email não validado

Email validado:

email validado

Para verificar se o administrador ou diretor clínico cadastrado na base do CNES existe e está correto, procure o responsável pelo CNES em sua secretaria de saúde.

Para verificar se você está vinculado a um estabelecimento de saúde devidamente cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), basta acessar o endereço http://cnes.datasus.gov.br/ e pesquisar seu nome ou CPF no campo “Consulta Profissional”, conforme imagem abaixo:

consulta na página do CNES

Após o preenchimento do nome ou CPF ou CNS, virá a tela com as informações do profissional, ao clicar no ícone “+”, mostrará os vínculos ativos, conforme imagens abaixo:

consulta na página do CNES

consulta na página do CNES

Vídeos tutoriais

Veja como concluir o primeiro acesso ao sistema SGOP e, assim, prosseguir com as solicitações necessárias.

Será necessário que seu e-mail seja cadastrado e validado no CADSUSWEB, veja o vídeo abaixo como proceder com esta validação:

Confira no vídeo abaixo como efetuar a "solicitação de acesso" a um estabelecimento de saúde:

Confira no vídeo abaixo como efetuar a "solicitação de perfil" para acessar o CadSus Web:

Confira no vídeo abaixo como efetuar a "solicitação de um computador" para acessar o CadSus Web:

Confira no vídeo abaixo como alterar a senha:

Confira no vídeo abaixo como recuperar a senha: