Ministério da Saúde

DATASUS

Audiência pública trata do Conecte SUS Cidadão e da emissão de certificado de vacinação

publicado: 30/03/2021 11h03,
última modificação: 30/03/2021 11h04

Participantes de encontro virtual da Câmara dos Deputados destacaram as contribuições do aplicativo para a retomada do turismo no Brasil

O aplicativo Conecte SUS Cidadão e a emissão de um certificado de vacinação contra a COVID-19 – que poderá ser apresentado em caso de viagens – foram assuntos abordados durante uma audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (29). O encontro virtual, com a presença de deputados e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Ministério do Turismo e da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, teve como pauta o programa Investe Turismo.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França Cordeiro, trouxe para a audiência informações sobre o app Conecte SUS Cidadão, desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), do Ministério da Saúde. Ele explicou que, dentro do contexto da pandemia, o aplicativo voltado para o cidadão foi reformulado, com foco na visualização de resultados de exames para detecção do novo coronavírus, além de registro das aplicações de vacinas contra a COVID-19. O secretário destacou que a iniciativa pode auxiliar na retomada do turismo no Brasil.

Para França, um grande avanço é a emissão de um certificado digital que garante que o cidadão está imunizado – o cartão de vacinação validado pelo Ministério da Saúde facilitaria, portanto, o controle da pessoa que for viajar.