Ministério da Saúde

DATASUS

Boletim Conecte SUS apresenta novidades em sua 13ª edição

publicado: 05/04/2021 16h44,
última modificação: 05/04/2021 16h47

A partir de agora, todos os textos da publicação têm marcações que sinalizam as prioridades do Plano de Ação da Estratégia de Saúde Digital 2028

O 13º Boletim Conecte SUS já está on-line e traz novidades – a partir desta edição, todos os textos serão sinalizados, no topo, com a cor que corresponde a cada uma das sete prioridades do Plano de Ação da Estratégia de Saúde Digital 2028. São elas: Governança e Liderança (amarelo); Informatização dos Três Níveis de Atenção (laranja); Suporte à Melhoria da Atenção à Saúde (vermelho); Usuário como Protagonista (rosa); Formação e Capacitação de Recursos Humanos (roxo); Ambiente e Interconectividade (azul); e Ecossistema de Inovação (verde).

A matéria de capa da publicação destaca as novas funcionalidades do aplicativo Conecte SUS Cidadão – a Carteira de Vacinação Digital e o Certificado Nacional –, que auxiliarão no processo de imunização contra a COVID-19, atualmente em curso em todo o país. Também ganha visibilidade nesse volume o Guia de Integração da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), documento criado em 2020 com orientações de forma sistêmica sobre os procedimentos que gestores e desenvolvedores de software devem adotar para se conectar à rede de forma correta.

O periódico contém ainda, entre outros temas, uma extensa entrevista com o diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e coordenador do Comitê Gestor da Estratégia de Saúde Digital, Jacson Venâncio de Barros, sobre os desafios da RNDS e as perspectivas para a Estratégia de Saúde Digital em 2021. A previsão é que as próximas edições incluam um bate-papo com gestores e profissionais que atuam diretamente no Programa Conecte SUS ou em ações da ESD28.