Ministério da Saúde

DATASUS

Boletim Conecte SUS traz publicação da portaria que revisa e atualiza o texto da PNIIS como destaque de sua 18ª edição

publicado: 06/09/2021 11h38,
última modificação: 06/09/2021 13h24

O periódico de agosto também aborda as oficinas de design thinking desenvolvidas para a capacitação de profissionais ligados à saúde digital

A 18ª edição do Boletim Conecte SUS (BCS) destaca a publicação da Portaria GM/MS nº 1.768, de 30 de julho, que atualiza e revisa o texto da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). A nova versão da política traz os avanços tecnológicos em saúde e o atual contexto da realidade social brasileira, com o objetivo de promover a inovação e apoiar a transformação digital dos processos de trabalho em saúde, aprimorando a governança no uso da informação, das soluções tecnológicas da saúde digital, bem como a segurança no acesso à informação e à melhoria da saúde do cidadão.

Nesta publicação do periódico, o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e Secretário Municipal de Saúde de Jundiá (AL) foi entrevistado e abordou as suas perspectivas e experiências acerca da implantação do Projeto Piloto do Conecte SUS em Alagoas. 

O BCS ainda fala sobre as oficinas de design thinking promovidas para a capacitação dos profissionais do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e de diversas áreas do Ministério da Saúde (MS) ligadas à saúde digital. As oficinas foram voltadas para o desenvolvimento de métodos e do uso de ferramentas de inovação, para que os profissionais saibam resolver problemas e criem soluções inovadoras para a saúde digital.

A edição também aborda a live, produzida pelo CONASEMS, com o propósito de orientar os profissionais da saúde para acessarem o sistema PEC e-SUS APS via Portal do Conecte SUS, e os microcursos de Qualificação Profissional em Saúde Digital que estão com as inscrições abertas.

Os Boletins Conecte SUS fazem parte dos instrumentos de Monitoramento de Avaliação da Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (ESD28) sob a gestão da Coordenação-Geral de Inovação em Sistemas Digitais (CGISD/DATASUS/SE/MS), com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Saiba mais sobre M&A da ESD28 em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-digital/monitoramento-e-avaliacao-da-esd/monitoramento-e-avaliacao-da-esd