Ministério da Saúde

DATASUS

Boletim ConecteSUS destaca avanços na transformação digital da saúde

publicado: 04/06/2020 15h36,
última modificação: 04/08/2020 11h31

Publicação de junho reúne informações sobre o ConecteSUS, a RNDS, a Telessaúde e o Programa Educacional em Saúde Digital

Boletim ConecteSUS está disponível no portal www.saudedigital.saude.gov.br.

Já está no ar o Boletim ConecteSUS com as principais notícias da Estratégia da Saúde Digital para o Brasil (ESD). Neste mês, o informativo traz o aniversário de 29 anos do DATASUS com o e-book com as principais realizações de 2019-2020, contendo as ações do departamento para promover a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para o programa ConecteSUS e a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), impulsionada com as recentes estratégias de combate ao novo coronavírus.

O boletim ressalta também a publicação da Portaria nº 1.434, de 28 de maio de 2020, que institui o ConecteSUS e a RNDS, além de dispor sobre a adoção de novos padrões nacionais de interoperabilidade de dados entre estabelecimentos de saúde públicos e privados e órgãos de gestão. A normativa visa garantir o acesso à informação em saúde necessário para a continuidade do cuidado do cidadão. A medida é importante pois fortalece o desenvolvimento da ESD.

Outro assunto abordado é o programa Telessaúde Brasil Redes – iniciativa do Departamento de Saúde Digital (DESD) do Ministério da Saúde voltada para a atenção primária à saúde, com a elaboração de diagnósticos que chegam às regiões remotas do país e que, em alguns casos, são a única maneira de prover o serviço – que ganhou ainda mais importância como forma de frear o avanço da COVID-19 em terras brasileiras.

Também foi tema do sexto boletim o Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenado pelo DATASUS e que consiste em três microcursos com enfoque nos conceitos da Saúde Digital, na RNDS e na Segurança e Ética no Compartilhamento de Dados Pessoais de Saúde. As capacitações serão ministradas a distância, gratuitamente, por meio da UNA-SUS. A programação de todos os microcursos está disponível em www.cgis.ufg.br e as inscrições seguem abertas até 1º de dezembro.