Ministério da Saúde

DATASUS

Boletim do ConecteSUS 28 aborda a visita feita pela delegação brasileira à Dinamarca

publicado: 13/10/2022 11h31,
última modificação: 14/10/2022 14h23

O volume também traz os principais eventos de setembro voltados para a Saúde Digital e curiosidades sobre a governança para a ESD

A edição de setembro do Boletim do ConecteSUS – volume 28 – destaca a visita feita pela delegação brasileira à Dinamarca para conhecer as iniciativas e as boas práticas dinamarquesas na área da Saúde Digital. A missão ocorreu dos dias 26 de agosto a 2 de setembro e teve o objetivo de apoiar a gestão eficiente da Saúde no Brasil e promover avanços na consolidação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28).

O boletim também traz uma entrevista com Sônia Mara Linhares de Almeida, coordenadora-geral de Monitoramento das Políticas Nacionais de Assistência Farmacêutica e de Medicamentos (CGMPAF/DAF/SCTIE/MS) e membro titular do Comitê Gestor de Saúde Digital (CGSD), representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE/MS), que abordou as suas expectativas e perspectivas acerca da Saúde Digital na ciência, tecnologia e inovação do Brasil.

A edição ainda falou sobre a pactuação do Modelo de Informação (MI) Sumário de Alta (SA) na Comissão Intergestores Triparttite (CIT) e sobre a agenda promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com participação do Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS) e a comitiva de Uppsala Monitoring Centre (UMC/OMS), para debater o fortalecimento da farmacologia no Brasil e os processos de monitorização de medicamentos.

Este volume também contém curiosidades sobre a Prioridade 1 da ESD28 – Governança e Liderança para a ESD, abordando a sua importância nas demais prioridades da estratégia. Além disso, o boletim apresenta o Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET), agora com uma versão desenvolvida especificamente para o setor público de saúde, o SIMET-Saúde, que possibilita o monitoramento da qualidade da Internet de todos os estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Os Boletins do ConecteSUS fazem parte dos instrumentos de Monitoramento de Avaliação da Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (ESD28), sob a gestão da Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIISD/DATASUS/SE/MS), com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Clique aqui e saiba mais sobre M&A da ESD28