Ministério da Saúde

DATASUS

Brasil e Dinamarca trocam informações sobre saúde digital

publicado: 08/09/2020 10h35,
última modificação: 08/09/2020 10h43

Cooperação internacional prevê o compartilhamento de experiências. País europeu já acumula mais de 25 anos de estratégias na área

Brasil e Dinamarca estão trabalhando juntos em um projeto de cooperação internacional que envolve diversas áreas, entre elas a Saúde Digital – o país europeu conta com mais de 25 anos de estratégias nessa área. A troca de experiências inclui desde práticas de governança até a aplicação de soluções digitais, como prontuário digital de pacientes, por exemplo. Até o fim do ano, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), em parceria com a Assessoria Internacional do MS (AISA), deve realizar aproximadamente 20 reuniões virtuais com a Autoridade Dinamarquesa de Dados em Saúde.

Nesta semana, em um encontro on-line com tradução simultânea e mais de 30 participantes brasileiros, o DATASUS apresentou ao país europeu as evoluções na Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (ESD), com destaque para o programa Conecte SUS, cujo objetivo é fortalecer a troca de informações de saúde entre todos os pontos da Rede de Atenção em Saúde. Também foi detalhado o processo de funcionamento da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que tem sido alimentada com o legado de dados dos últimos dois anos – como vacinas, internações, entre outros – e já recebe resultados de exames da COVID-19. Também foi abordado sobre quais serviços estão disponíveis para o cidadão.

Leia aqui mais informações sobre a cooperação internacional entre os dois países.