Ministério da Saúde

DATASUS

Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é liberado no aplicativo Conecte SUS para quem fez intercambialidade

publicado: 22/10/2021 15h58,
última modificação: 22/10/2021 16h15

Conecte SUS tem a possibilidade de emitir o certificado de vacinação para quem concluiu seu esquema vacinal, independente do público ou do imunizante.

A partir de hoje (22) o aplicativo oficial do Ministério da Saúde, Conecte SUS, passa a emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 (CNVC) para os cidadãos que receberam um imunizante diferente na 2ª dose, ou seja, fizeram a intercambialidade da vacina.

A emissão do documento foi adequada à Nota Técnica Nº 53/2021, emitida na última quarta-feira, dia 20, pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde. A nota permite que o aplicativo Conecte SUS gere o certificado de vacinação a todos que concluíram o seu esquema vacinal, com as duas doses ou dose única, independente das regras estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Covid-19 (PNO).

Para o cidadão ter acesso ao seu CNVC, os postos de vacinação dos estados e municípios devem enviar os dados da imunização à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), fazendo constar no sistema o registro das doses, D1 e D2.  

Para acessar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, o cidadão deve efetuar o download do aplicativo Conecte SUS em seu smartphone ou acessar o site: conectesus.saude.gov.br. O login no aplicativo é através do acesso único do governo federal (GOV.BR). No aplicativo o usuário deve ir ao ícone “Vacinas”, acessar a Carteira de Vacinação Digital, detalhar o registro de imunização, e clicar em “Certificado de Vacinação”.

Para mais orientações o usuário pode acessar o suporte do aplicativo no menu “Fale com o Conecte SUS”.