Ministério da Saúde

DATASUS

Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC) realizou primeira reunião ordinária

publicado: 06/08/2021 16h23,
última modificação: 06/08/2021 16h25

A reunião apresentou as atribuições do CETIC e cronogramas de trabalho. O comitê se reunirá mensalmente para acompanhar as demandas de forma tática.

No dia 04 de agosto de 2021 aconteceu a primeira reunião ordinária do CETIC. O comitê foi instituído em 18 de maio, através da Portaria GM/MS Nº 1.001, e desempenha função tática de diretrizes e implementação de planos estratégicos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), bem como monitoramento das ações.

A Coordenadora Geral de Governança e Gestão de Projetos, Roberta Massa, ressaltou o papel do novo comitê e sua relevância para o ministério. “O CETIC é um comitê de dimensão tática, que segue as orientações das políticas públicas e instrumentos estratégicos, o comitê conta com representantes de todas as secretarias, possibilitando a decisão conjunta das ações estratégicas que devem ser priorizadas. A criação de comitês tem permitido avanços ao Ministério, promovendo mais transparência, conformidade e controle no uso dos recursos públicos em TI”.

O comitê tratou em pauta da reestruturação da governança de TIC no Ministério da Saúde, explanando suas atribuições e o novo processo de trabalho, o papel da área negocial e cronograma do próximo triênio (2022-2024) dentro do Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDTIC) e o plano de trabalho e função do comitê em relação a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Foi também redefinido a Gestão de Projetos de TIC e apresentados os pontos focais e editores do Plano de Transformação Digital da Saúde.

A reunião contou com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) que ressalta a importância do comitê que mobiliza vários representantes das áreas finalísticas do ministério da saúde para tomadas de decisões, no âmbito de Tecnologias da Informação e Comunicação.

O comitê se reunirá mensalmente para monitorar as ações e objetivos estratégicos, atribuindo demandas de acordo com suas prioridades e reportando, se necessário, ao Comitê de Informação e Informática em Saúde (CIINFO) para deliberações de alto escalão.