Ministério da Saúde

DATASUS

DATASUS publica a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028

publicado: 18/12/2020 18h33,
última modificação: 18/12/2020 18h40

Documento está disponível na Biblioteca Virtual em Saúde

Já está disponível na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) o documento que detalha as principais ações para os próximos oito anos da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (ESD28). Elaborada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), a publicação consolida o trabalho realizado na última década, com destaque para a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), a Estratégia e-Saúde para o Brasil e o Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de Saúde Digital para o Brasil (PAM&A).

A ESD28 é dividida em três partes inter-relacionadas: Visão Estratégica da Saúde Digital (aponta o que se deseja alcançar até 2028 com base no conteúdo da Estratégia e-Saúde para o Brasil), Plano de Ação da Saúde Digital (descreve o conjunto de atividades previstas e os recursos necessários para implementar a Visão de Saúde Digital) e o Plano de Monitoramento e Avaliação da Saúde Digital (apresenta as iniciativas necessárias para que o Plano de Ação se mantenha adequado e aderente à Visão de Saúde Digital).

O texto organizado pelo DATASUS também especifica os três eixos que norteiam o Plano de Ação da Saúde Digital, elencando-os em ações do MS para o SUS (Eixo 1), definição de diretrizes para colaboração (Eixo 2) e implantação do espaço de colaboração (Eixo 3).

Além dos eixos de ação, o plano foi elaborado em torno de sete prioridades que serão trabalhadas nos próximos anos: Governança e Liderança para a ESD, Informatização dos 3 Níveis de Atenção, Suporte à Melhoria da Atenção à Saúde, O Usuário como Protagonista, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Ambiente de Interconectividade e Ecossistema de Inovação. Para mais informações, acesse o documento na íntegra no endereço: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf.