Ministério da Saúde

DATASUS

Datasus restabelece acesso às plataformas do Ministério da Saúde

publicado: 24/12/2021 12h57,
última modificação: 24/12/2021 13h05

Os sistemas e-SUS Notifica, SI-PNI e Conecte SUS estão em funcionamento

O Departamento de Informática do SUS (Datasus) informa que restabeleceu o acesso ao Conecte SUS Cidadão nesta última quinta-feira (23), permitindo a visualização dos dados vacinais e a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

A disponibilidade do Conecte SUS e das plataformas e-SUS Notifica e SI-PNI, foi possível pela dedicação e agilidade da equipe técnica do Datasus, que realizou em conjunto todas as ações necessárias para um retorno seguro das plataformas afetadas pelo incidente de segurança, ocorrido no dia 10 de dezembro.

Os Estados, Municípios e Distrito Federal estão aptos a realizarem as notificações de casos suspeitos de Covid-19 e registros dos dados vacinais nas plataformas e-SUS Notifica e SI-PNI. E a emissão do comprovante vacinal também está disponível para os cidadãos através do aplicativo Conecte SUS. Informamos ainda que o acesso às APIs do Sivep Gripe e Notifica já foram disponibilizados aos usuários estaduais.

Ressaltamos que não houve perda de dados durante o incidente de segurança, visto que, o Ministério da Saúde tem um fluxo de backup consolidado.

O Datasus reforça o compromisso em prover tecnologia e agilidade aos sistemas do Ministério da Saúde, assegurando os dados dos cidadãos, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).