Ministério da Saúde

DATASUS

DATASUS retira do ar a ferramenta FormSUS

publicado: 18/02/2021 16h54,
última modificação: 19/02/2021 20h23

Plataforma para criação de formulários não está mais disponível

O uso da plataforma de criação de formulário públicos – FormSUS foi descontinuado, por não mais atender à política de segurança da informação e às orientações do Ministério da Saúde. Desde 2005, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) disponibilizava o FormSUS, tendo como premissa que o gestor da ferramenta não adicionasse campos para registrar informações pessoais ou sensíveis dos pacientes. Contudo, no dia 28 de janeiro, identificou-se o uso inadequado do serviço.

Essa situação – a independência dos gestores na criação de formulários e o risco de exposição de dados inseridos por usuários – somada às sucessivas tentativas de invasão, fez com que o departamento decidisse retirar a plataforma do ar. Nos últimos dias, o DATASUS manteve a plataforma disponível apenas para que os gestores pudessem fazer o download dos formulários criados na ferramenta.

É importante ressaltar que o ambiente do DATASUS não foi invadido, ou seja, o incidente não se tratou de um ataque hacker e não houve o vazamento de dados. Depois de uma investigação mais apurada, a equipe técnica identificou a utilização de uma credencial com privilégios de alteração do pop up para gerar a mensagem de vandalismo. Todas as evidências já foram coletadas e o relatório está sendo finalizado para, na sequência, ser enviado aos órgãos de análise competentes.

O Formsus não tem nenhuma integração com as bases transacionais do Sistema Único de Saúde ( SUS), portanto, nenhuma base de dados foi exposta. Contudo, o DATASUS também não tem gestão sobre a criação dos formulários, os quais podem conter informação que não condiz com o propósito da ferramenta.

A plataforma foi retirada do ar com a segurança de que não é um serviço essencial, visto que há outros que podem substituí-la. Em caso de necessidade de criação de novos formulários no âmbito do Ministério da Saúde, recomenda-se a utilização do Forms, aplicativo disponível no Teams.

Os gestores que desejarem acessar os resultados de formulários devem entrar em contato por meio do e-mail formsus@saude.gov.br.