Ministério da Saúde

DATASUS

Integração com a RNDS confere mais agilidade à plataforma do e-SUS Notifica

publicado: 27/08/2020 10h16,
última modificação: 27/08/2020 10h18

Atualização dos casos suspeitos do novo Coronavírus passa a ser automática com os resultados dos exames de COVID-19 recebidos na Rede Nacional de Dados em Saúde.

Atualização Notifica

Atento ao compromisso de aprimorar o registro e monitoramento dos casos do novo coronavírus no Brasil, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), junto com a Secretaria de Vigilância em Saúde, está promovendo uma importante inovação na plataforma e-SUS Notifica, que trará agilidade ao processo de Vigilância Epidemiológica e qualificará as informações de casos de Síndrome Gripal Leve no país.

Com a portaria que tornou obrigatório aos laboratórios clínicos enviarem os resultados dos exames para detecção da COVID-19 ao Ministério da Saúde, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), a atualização dos casos suspeitos passou a ser automática no e-SUS Notifica, transformando em digital um processo que hoje é realizado de forma manual pelas equipes de Vigilância em Saúde nos municípios e estados. Iniciando com os exames de RT-PCR, a previsão é que, em breve, os demais tipos de testes laboratoriais para detecção de COVID-19 também sigam o mesmo procedimento.

Também foram realizadas outras melhorias no sistema, como a inclusão de novas opções de sintomas, acompanhando os protocolos e as definições nacionais e internacionais, e as opções para identificar obesidade e período de puerpério como condições preexistentes, para um acompanhamento mais efetivo desses indivíduos.

Para um melhor monitoramento e acompanhamento das classes trabalhadoras acometidas pela doença, além das categorias já existentes de profissionais de saúde e segurança, todas as demais famílias da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foram incorporadas ao sistema.

O e-SUS Notifica

Lançado no dia 27 de março como ferramenta para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus, o e-SUS Notifica está em constante atualização, a fim de atender as demandas que vão surgindo conforme as necessidades do usuário. A plataforma que possui multidispositivos e interface simples, hospedada em nuvem, tem como objetivo oferecer a escala e agilidade necessárias para a notificação de casos suspeitos da COVID-19, chegando a picos de mais de 27 mil acessos simultâneos.