Ministério da Saúde

DATASUS

Live traz orientações sobre a integração de sistemas próprios à RNDS, que armazenará os dados da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

publicado: 18/01/2021 00h15,
última modificação: 18/01/2021 00h18

Evento virtual do DATASUS mostrará passo a passo para os interessados em integrar os sistemas próprios à Rede Nacional de Dados em Saúde

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), promoverá uma live no seu canal no YouTube, nesta terça-feira (19), com o objetivo de apresentar orientações técnicas a respeito da integração de sistemas e soluções à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Todo o material que será apresentado já está disponível no portal do DATASUS. A ação é uma das soluções desenvolvidas pelo departamento para o fortalecimento do registro durante a Campanha de Vacinação contra a COVID-19.

A integração dos registros da vacina à RNDS permitirá a disseminação dos dados e transparência, tornando disponível o acompanhamento da população imunizada, a correta aplicação dos imunizantes e o cadastro de evento adverso após o recebimento da vacina.

O público-alvo do encontro virtual do próximo dia 19 são técnicos de TI dos estados e munícipios, do Distrito Federal, dos estabelecimentos de saúde e das empresas privadas interessados na integração com a RNDS, mas o evento é aberto a todos os interessados. A live deve começar às 8h30 e encerrar com o esclarecimento de dúvidas dos participantes, por volta das 10h (veja abaixo a programação completa).

Integração de Sistemas/Soluções locais

O DATASUS disponibilizou no Portal de Serviços do Ministério da Saúde, na opção SI-PNI, toda a orientação necessária para que estados, munícipios, Distrito Federal, estabelecimentos de saúde e empresas privadas possam se conectar à RNDS e enviar de modo seguro os dados da Vacinação contra a Covid-19. O departamento também mantém público o Guia de Integração à RNDS, no link https://rnds-guia.saude.gov.br/, e disponibilizou equipe de suporte por meio do e-mail (rnds@saude.gov.br), facilitando, assim, a integração de todo o Brasil com a rede.

Para efetuar o cadastro da solicitação de acesso é necessário fazer o upload de um certificado do tipo e-CNPJ ou e-CPF ICP-Brasil. O certificado ficará associado ao estabelecimento de saúde (ou lista de estabelecimentos de saúde) informado na solicitação de acesso.

A integração permitirá que os dados da campanha de vacinação sejam disseminados de forma segura e possibilitará a visualização do cidadão às doses recebidas em sua Caderneta Nacional Digital de Vacinação, disponível no app Conecte SUS Cidadão, garantindo ainda a emissão do Certificado Nacional de Vacinação no app.

Serviço:

Live Técnica RNDS

Dia: 19/01/2021

Horário: das 8h30 às 10h

Endereço: canal do DATASUS no YouTube https://www.youtube.com/c/DATASUSAOVIVO 

Programação:

Moderação: Juliana Zinader (Coordenadora-Geral de Inovação em Sistemas Digitais – CGISD/DATASUS)

  • Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) – Mara Lucia dos Santos Costa (CGISD/DATASUS)
  • Passo a passo para acesso ao Portal de Serviços – Nubia Moreira Dos Santos (Coordenadora de Interoperabilidade – COINP/CGSIO/DATASUS)
  • Modelo de Informação e exemplo profile Registro de Imunobiológico Administrado de Campanha (RIAC) (.json) – Adriana AKitajima (COINP/CGSIO/DATASUS)
  • Manual de Integração, autenticação, postman de exemplos e validador – Alexandre Junio Silva (COINP/CGSIO/DATASUS)