O Ministério da Saúde lança o aplicativo Diário da Saúde para cuidados de prevenção a epidemias. O objetivo é melhorar o bem-estar da população por meio do entendimento dos riscos, danos, sequelas e surtos causados por estas doenças ou relacionados a fatores aos quais humanos podem ser expostos, como eventos relacionados com doenças e mortes em animais, água ou produtos alimentares contaminados, bem como riscos ambientais, incluindo agentes químicos, biológicos, radioativos e nucleares.
Dessa forma, será possível aumentar a vigilância participativa, ou seja, os visitantes e/ou residentes no Brasil e estrangeiros visitantes poderão ajudar no monitoramento da saúde pública, informando e visualizando a condição de saúde em sua localidade.
Esse aplicativo também terá como objetivo complementar as informações, dicas de saúde e de serviços aos usuários, permitindo a participação da sociedade. Assim poderão ser identificados mais facilmente surtos que estão ocorrendo em uma determinada cidade ou localidade.
Uma novidade é a funcionalidade para registrar a saúde do usuário e da sua família, podendo inserir os sintomas, temperatura, medicamentos e duração. Será possível também realizar o login e identificar se o usuário é ou não um profissional da saúde. Quando o usuário for identificado como um profissional da saúde, poderá criar notificações de omunicado de risco, preenchendo um formulário e enviando para verificação.