Ministério da Saúde

DATASUS

Ministério da Saúde apresenta PDTIC 2019 a 2021

Novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2019-2021

DATASUS

publicado: 30/07/2019 14h07,
última modificação: 01/06/2020 15h23
Michael Diana, Henrique Nixon, Jacson Barros e Mário Higino

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (DOU), no dia (17/7), a portaria nº 676 que aprova o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC-MS) triênio 2019-2021. O documento foi realizado pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE) com o apoio das sete secretarias e também dos departamentos que compõe o órgão.

A finalidade do instrumento é apresentar as ações estratégicas, metas e indicadores para a busca da melhoria contínua de gestão e governança de TIC. Possibilita, ainda, alinhar os recursos aplicados em Tecnologia da Informação e Comunicação e eliminar o desperdício já que os recursos são aplicados no que é mais relevante.

Seguindo nesta linha, o PDTIC contempla o diagnóstico e o planejamento da disseminação das informações, a administração dos recursos tecnológicos, a otimização dos processos e a adequação da força de trabalho, de modo a garantir o melhor investimento para alcançar os objetivos estratégicos do MS.

Segundo o diretor do DATASUS, Jacson Barros, o documento é o instrumento que define a rota a ser seguida, engajando todos os comprometidos com os valores da instituição. “O PDTIC viabiliza o desenvolvimento de uma saúde pública de maior qualidade e agilidade aos usuários, fornecendo facilitadores tecnológicos para que os gestores tenham a visualização real do SUS e as ações necessárias a serem tomadas”, frisa.