Ministério da Saúde

DATASUS

Oficina de Expansão do Programa Conecte SUS no Amazonas é destaque da 25ª edição do Boletim Conecte SUS

publicado: 30/05/2022 17h40,
última modificação: 30/05/2022 17h46

O periódico também aborda as novas atualizações e funcionalidades da plataforma Conecte SUS e a pactuação do Modelo de Informação: Registro do Atendimento Clínico (RAC)

Está no ar a 25ª edição do Boletim do Programa Conecte SUS (BCS25), o informativo que traz as principais informações relacionadas à Saúde Digital. Esta publicação destaca a Oficina de Expansão do Programa Conecte SUS, etapa Amazonas, que ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de maio em Manaus/AM. O evento buscou disseminar o programa e instruir os gestores, profissionais de saúde e técnicos da informação quanto ao uso e à integração na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o que motivou o aumento de mais de 450% de integração das Unidades Básicas de Saúde do Amazonas à RNDS.

A edição também apresenta a entrevista realizada com Viviana Cláudia de Paula Conceição Almeida, Diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que falou sobre as suas experiências e perspectivas acerca do Programa Conecte SUS e da transformação digital em saúde no estado.

O informativo ainda aborda a aplicação do Piloto do Índice de Maturidade Digital dos Estabelecimentos de Saúde (IMDES) em dois estados brasileiros, as novas atualizações e funcionalidades disponíveis na plataforma Conecte SUS e a pactuação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Modelo de Informação: Registro do Atendimento Clínico (RAC), um documento clínico que visa proporcionar a continuidade do cuidado do cidadão através do registro de dados essenciais de uma consulta especializada, domiciliar ou da atenção básica.

Os Boletins Conecte SUS fazem parte dos instrumentos de Monitoramento de Avaliação da Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (ESD28), sob a gestão da Coordenação-Geral de Inovação em Sistemas Digitais (CGISD/DATASUS/SE/MS), com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Clique aqui e saiba mais sobre M&A da ESD28