Ministério da Saúde

DATASUS

Portaria que institui o Conecte SUS e o CPF como documento preferencial de identificação do cidadão nos sistemas informação de saúde é tema principal da 19ª edição do Boletim Conecte SUS

publicado: 08/10/2021 16h44,
última modificação: 08/10/2021 17h09

A publicação ainda traz a estratégia de multivacinação no e-SUS APS e as ações realizadas pelo município de Manaus para o desenvolvimento da Saúde Digital no estado do Amazonas

O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) lança mais um Boletim Conecte SUS (BCS). Na 19ª edição do periódico, destaca-se a publicação da Portaria GM/MS nº 2.236/21, que estabelece o uso do número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como forma preferencial de identificação do cidadão para fins de registro de informações em saúde e institui o sistema Conecte SUS Cidadão. O novo regulamento está alinhado às diretrizes do governo federal para a transformação digital no país e representa um avanço para os sistemas de informação do SUS.

Acesse por Clique na imagem e acesse o BCS 19

O boletim ainda apresenta uma entrevista com Nereu Henrique Mansano, Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretários de Estado (CONASS), em que expôs as suas perspectivas e experiência acerca da saúde digital nos Estados. A edição também aborda o acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Economia para a execução do Projeto de Prescrição Eletrônica e Controle de Dispensação de Medicamentos.

 Além das novas funcionalidades e atualizações das plataformas do Conecte SUS e do passo a passo de como acessar os dados da vacinação no programa Conecte SUS Cidadão, o periódico destaca as ações realizadas pelo município de Manaus para o desenvolvimento da Saúde Digital no estado do Amazonas.

 Os Boletins Conecte SUS fazem parte dos instrumentos de Monitoramento de Avaliação da Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (ESD28) sob a gestão da Coordenação-Geral de Inovação em Sistemas Digitais (CGISD/DATASUS/SE/MS), com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

 Clique aqui e saiba mais sobre M&A da ESD28