Ministério da Saúde

DATASUS

Publicada a consolidação dos Boletins Conecte SUS de 2021

publicado: 28/12/2021 09h32,
última modificação: 28/12/2021 09h42

Sob o tema “A transformação Digital fortalecendo a cidadania em prol da Saúde Global”, o documento destaca os avanços promovidos pela Estratégia de Saúde Digital (ESD)

Nesta terça-feira (28), foi publicado o consolidado dos Boletins Conecte SUS de 2021, que vão de janeiro a novembro. Sob o tema “A transformação Digital fortalecendo a cidadania em prol da Saúde Global”, o documento destaca os avanços promovidos pela Estratégia de Saúde Digital (ESD), apresentando o balanço dos principais dados dos projetos vinculados ao programa Conecte SUS e à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Nesse sentido, o consolidado serve como uma ferramenta de monitoramento e controle social das ações e iniciativas executadas com base nas sete prioridades da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28).

Em 2021, os Boletins abordaram especialmente a evolução da plataforma Conecte SUS (Cidadão e Profissional), em que aponta as ações técnicas de desenvolvimento e expansão do programa em Alagoas, bem como os lançamentos e atualizações do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira, ferramentas de evolução de Saúde Digital Global.

Os Boletins refletem os avanços que o país apresenta em consonância com o desenvolvimento internacional em saúde digital, considerando que os países precisam implementar meios que subsidiem características de mobilidade da saúde global, otimizando recursos, evitando duplicidade e aperfeiçoando desfechos.

A produção dos Boletins tem o objetivo final de empoderar os cidadãos e melhorar a qualidade do atendimento do profissional de saúde, de forma a contribuir para uma melhor prestação de serviço de saúde no Brasil. Acredita-se que o cidadão informado se torna mais comprometido com os processos de aquisição e manutenção de bem-estar. Informação é elemento essencial na construção da cidadania. Assim, ao unir os Boletins em um único documento, a comunicação é facilitada e os interesses de todos os participantes podem ser mais bem harmonizados para a finalidade comum: a melhoria da saúde da população.

Acesse aqui a consolidação dos Boletins Conecte SUS 2021