Ministério da Saúde

DATASUS

Reuniões Técnicas de Expansão do ConecteSUS é destaque do Boletim de ConecteSUS 27

publicado: 12/09/2022 11h05,
última modificação: 12/09/2022 14h51

A edição de agosto também traz novo quadro com curiosidades sobre a Saúde Digital no Brasil

O Boletim de ConecteSUS 27, referente ao mês de agosto de 2022, destaca as Reuniões Técnicas de Expansão do ConecteSUS que ocorreram com seis estados brasileiros – Paraná (PR), Acre (AC), Amapá (AP), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO) – para apoiá-los na integração das Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Prontuário Eletrônico da Atenção Primária à Saúde (PEC e-SUS APS). As agendas buscam orientar e sanar dúvidas relacionadas às ferramentas de Saúde Digital e estão previstas para serem realizadas com diferentes estados até dezembro deste ano.

Além de informar sobre a portaria que regulamenta a notificação dos exames de detecção do Monkeypox Virus ao Ministério da Saúde (MS), a edição aborda o “Microcurso 30 – Estratégia brasileira para a Saúde Digital: o que precisamos saber?”, um curso focado na capacitação sobre a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28), em que discute suas intersecções por meio de conceitos estruturantes da Saúde Digital. O curso faz parte da jornada de Qualificação Profissional em Saúde Digital e está com inscrições abertas até novembro de 2023.

O periódico também traz um novo quadro que fala sobre as curiosidades acerca da Saúde Digital no Brasil: o Você Sabia. Nesta primeira edição, é explicado como surgiu a ESD28 e as suas sete prioridades. Além disso, a publicação apresenta a entrevista realizadas com Marcelo Alves Miranda, Assessor do Departamento de Saúde da Família (DESF/SAPS/MS) e membro titular do Comitê Gestor de Saúde Digital (CGSD) representando a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), que falou sobre os desafios e as perspectivas acerca da Saúde Digital no Brasil. 

* Em respeito à Legislação eleitoral, os Boletins do ConecteSUS ficarão indisponíveis até o fim das eleições 2022.

Os Boletins ConecteSUS fazem parte dos instrumentos de Monitoramento de Avaliação da Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (ESD28), sob a gestão da Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIISD/DATASUS/SE/MS), com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Clique aqui e saiba mais sobre M&A da ESD28