Ministério da Saúde

DATASUS

A CGISD, área técnica responsável pelo Programa Conecte SUS, completa um ano de existência

publicado: 08/05/2020 17h54,
última modificação: 18/05/2020 19h18
Profissionais da CGISD na entrega da Sala da Inovação, apoiada pelo PROADI-HAOC

A Coordenação-Geral de Inovação em Sistemas Digitais (CGISD), instituída por meio do Decreto Nº 9.795, de 17 de maio de 2019, foi estruturada com a missão de fomentar e disseminar soluções inovadoras de TIC em Saúde para as iniciativas do DATASUS. Com uma equipe multidisciplinar, a CGISD contribui com um olhar técnico, científico e negocial para apoiar as equipes do MS no desenvolvimento de soluções para modelos de operação, conceitos e tecnologias emergentes, promovendo, ainda, a colaboração e a disseminação de conhecimento. Maiores informações sobre a jornada da CGISD encontra-se no Relatório Executivo 2019 – 2020.

A CGISD tem liderado frentes de trabalho estruturantes, entre as quais se destacam: Iniciativas de Inovação em cooperações técnicas nacionais e internacionais; Desenvolvimento da Estratégia e da Política de Saúde Digital para o Brasil; Desenvolvimento do Programa Conecte SUS e da Rede Nacional de Dados em Saúde; e Secretaria Executiva do Comitê Gestor da Estratégia de Saúde Digital.

Nesta comemoração de um ano, a CGISD, com o apoio do PROADI-SUS/HAOC, apresenta um ambiente físico diferenciado no DATASUS com o intuito de agregar e aproximar todas equipes vinculadas às essas frentes de trabalho. A CGISD também conta com o apoio do Governo da Dinamarca e Reino Único (Better Health Programme – Prosperity Fund) nas ações relacionadas à Política e Estratégia de Saúde Digital.

Sala da RNDS no DATASUS

A Sala de da RNDS será um espaço dedicado para demonstração da RNDS, por meio dos diversos sistemas que serão conectados, como o PEC/e-SUS APS (Sistema de Prontuário Eletrônico da Atenção Primária em Saúde do MS), Conecte SUS Cidadão, Profissional e Gestor, entre outros.

Diretor do DATASUS, Jacson Barros, com a equipe da CGISD na entrega da Sala da RNDS no DATASUS

A proposta é que esta sala seja exposta ao público interno e externo ao MS, especialistas e gestores interessados pelo projeto. Como apoio de todas coordenações-gerais do DATASUS e do PROADI-SUS HAOC, a estruturação desta sala fortalece a comunicação, o envolvimento e o engajamento de todos
atores envolvidos.