Ministério da Saúde

DATASUS

Webinar sobre Obesidade faz pré-lançamento de nova funcionalidade do Peso Saudável do aplicativo Conecte SUS

publicado: 05/04/2022 16h38,
última modificação: 06/04/2022 11h45

A nova funcionalidade do Conecte SUS é uma estratégia para o autocuidado apoiado, visando uma alimentação adequada e saudável e um estilo de vida mais ativo fisicamente

O Ministério da Saúde, juntamente com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e o apoio do Departamento de Informática do SUS (Datasus), realizaram no dia 17 de março um webinar sobre a obesidade e a sustentabilidade econômica dos sistemas de saúde e as medidas efetivas para uma vida saudável. O evento aconteceu em alusão ao 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, que teve esse ano o tema “Todos precisam agir”.

Durante a transmissão foi feito o pré-lançamento do Programa de 12 Semanas, a mais nova funcionalidade do Peso Saudável do aplicativo Conecte SUS. O novo Programa disponibiliza recomendações e informações sobre alimentação adequada e saudável e atividade física, como forma de promover saúde, prevenir e controlar fatores de risco para o desenvolvimento e agravamento de doenças crônicas e obesidade, bem como estimula o automonitoramento do peso.

O Datasus desenvolveu a funcionalidade a partir da demanda e revisão das áreas técnicas do Ministério da Saúde, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e a Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais (CGPROFI), visando fortalecer, ainda mais, o autocuidado dos cidadãos. O Programa é voltado principalmente aos usuários diagnosticados com obesidade e àqueles que querem preveni-la, apoiando a continuidade do cuidado, não extinguindo o acompanhamento de longo prazo por uma equipe de saúde mais próxima da sua residência. 

Para Juliana Zinader, Coordenadora-Geral de Inovação em Serviços Digitais (CGISD/DATASUS) a nova funcionalidade disponibilizada proporcionará aos cidadãos a oportunidade de adoção de hábitos mais saudáveis no que tange à alimentação e à atividade física. “Ficamos felizes em conseguir, por meio do Conecte SUS, apoiar as áreas técnicas do Ministério da Saúde na entrega de ações tão relevantes”. 

A Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição, Gisele Bortolini, que esteve presente no webinar, falou sobre a dinâmica e indicações do Programa. “O Programa de 12 Semanas permite que o usuário escolha se iniciará pela Alimentação Adequada e Saudável, pela Atividade Física ou concomitantemente, a indicação é que seja feito de maneira conjunta dado aumento do potencial quando combinados. A cada semana os usuários recebem orientações, metas e desafios relacionados às temáticas e, a partir do alcance ou não, mensagens de incentivo retornam para a pessoa. Também é possível que o indivíduo volte às semanas anteriores caso queira rever algum conteúdo”.

As orientações disponibilizadas pelo Programa são baseadas, principalmente, no conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira e do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, entre outros, assegurando informações qualificadas e confiáveis aos usuários.

Para ter acesso à funcionalidade Peso Saudável e ao Programa de 12 semanas, basta baixar o aplicativo Conecte SUS, disponível nas versões Android e IOS, ou pela web através do link: ConecteSUS (saude.gov.br).

O webinar, Obesidade e a sustentabilidade econômica dos sistemas de saúde, foi transmitido pelo YouTube, clique aqui e confira.