Ministério da Saúde

DATASUS

Informações Financeiras

Informações Financeiras sobre os seguintes temas:

Recursos do SUS – Dados disponíveis para tabulação com o TabNet, em dois grupos:

  • Recursos Federais do SUS (por Município) – oriundos do Fundo Nacional de Saúde para as transferências a municípios e dos Sistemas de Informações Hospitalares (SIH/SUS) e Ambulatoriais (SIA/SUS), do SUS.
  • Valores aprovados da produção SUS (por Prestador) – Os dados disponíveis são oriundos dos Sistemas de Informações Hospitalares (SIH/SUS) e Ambulatoriais (SIA/SUS) do SUS

SIOPS – Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde
Tabulação de dados sobre os orçamentos públicos relativos ao SUS declarados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios objetivando proporcionar a toda a população o conhecimento sobre quanto cada unidade político-administrativa do país tem aplicado na área. 
O banco de dados do SIOPS é alimentado diretamente pelas unidades da federação e municípios, por meio de software desenvolvido pelo DATASUS.

BDAIH –  Informações relativas ao processamento de AIHs até a competência de março de 2006. O BDAIH é um Banco com Dados Armazenados de cada Autorização de Internação Hospitalar (AIH) do Sistema Único de Saúde. Era uma das formas de disponibilizar os dados do Sistema de Internações Hospitalares (SIH-SUS). Contém a quantidade de AIHs apresentadas e valores efetivamente pagos por competência. Compreende também o Cadastro de Hospitais e o Cadastro de Terceiros utilizados até a implantação do CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Transferências a Municípios – Informações sobre a transferência fundo a fundo para os municípios pelo Fundo Nacional de Saúde – FNS/MS. A transferência Fundo a Fundo consiste no repasse de valores, regular e automático, diretamente do FNS para os Estados e Municípios, independentemente de convênio ou instrumento similar, de acordo com as condições de gestão do beneficiário estabelecidas na NOB 01/96 e NOAS 01/2001. Destina-se ao financiamento dos programas do SUS e abrange recursos para a Atenção Básica (PAB fixo e PAB variável) e para os procedimentos de Média e Alta Complexidade.

GAP – Guia de Autorização de Pagamento – Tabulações sobre a extinta GAP que existiu até o final de 1997. Os dados disponíveis, relatvos aos pagamentos feitos pelo SUS cobrados através do documento GAP eram gerados a partir das informações enviadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde, através do Sistema de Informações da Guia de Autorização de Pagamento – GAP/SUS.

Serviços