Ministério da Saúde

DATASUS

seguramça

Segurança da Informação

O Núcleo de Segurança da Informação e Comunicações do Ministério da Saúde visa gerenciar a Segurança da Informação e Comunicações apoiado nos normativos legais e recomendações emanadas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI/PR e na Política de Segurança da Informação e Comunicações do Ministério da Saúde vigente.

Utilização adequada dos recursos

Ative sempre o descanso de tela com bloqueio de senha para evitar que pessoas tenham acesso a esse tipo de dado.

Incidentes de Segurança

Os usuários do Ministério da Saúde devem estar cientes das regras de informação, evitando incidentes de manipulação das informações, recursos computacionais ou de rede. Comunique qualquer incidente de segurança imediatamente, para que as providências necessárias sejam tomadas a tempo.

Identificação e Autenticação

O compartilhamento de conta e outros mecanismos de autenticação comprometem a rastreabilidade das ações realizadas no sistema e podem fazer com que você responda por crimes cometidos por outras pessoas. Não compartilhe sua conta.

Controle de Acesso

Sua conta é pessoal e intransferível, e seus privilégios de acesso são definidos pelo gestor da informação. Lembre-se: todos os acessos à rede de comunicação são registrados e sujeitos a rastreabilidade.

Contas e Senhas

De nada adianta uma senha forte se você deixá-la anotada à vista de todos. Certifique-se de guarda-la em local seguro, de preferência memorize-a.

Códigos Maliciosos

Não convide os vírus para entrar, pois você só descobre depois de infectado. Tenha muito cuidado ao navegar em sites desconhecidos e não faça uso pessoal do e-mail de trabalho.

Ambiente de Trabalho

Na hora do lanche, procure um lugar adequado, comida e bebida são verdadeiros inimigos de equipamentos eletrônicos de trabalho.