Catálogo de Serviços

I - Integrando ao Barramento do CNS

O DATASUS disponibiliza um ambiente de homologação, de acesso público, para testes e ajustes nos sistemas que serão integrados ao barramento. As orientações para o acesso ao ambiente de homologação podem ser observadas na Especificação Técnica para Integração PDQ com o Cartão Nacional de Saúde, conforme item (A) INTEGRAÇÃO CADSUS PIX/PDQ.

Abaixo, seguem o usuário e senha para acesso ao ambiente de homologação:

Username:CADSUS.CNS.PDQ.PUBLICO

Password:kUXNmiiii#RDdlOELdoe00966

Para integrar-se ao barramento SOA do Cartão Nacional de Saúde o interessado deverá seguir os passos abaixo:

Passo 1 (Formalizando) :

Passo 1.1:Entrar na página do termo de uso (http://datasus.saude.gov.br/interoperabilidade/termos-de-cessao), criar e preencher o formulário de cadastro do cessionário para uso do Web Service do Cartão Nacional de Saúde - CNS, imprimir e assinar. As instruções estão contidas no próprio formulário eletrônico.

Passo 1.2: Digitalizar o documento assinado e fazer Upload do mesmo na página do termo de uso (http://datasus.saude.gov.br/interoperabilidade/termos-de-cessao).

Passo 1.3: Encaminhar o mesmo documento para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Orientações importantes:

  • O termo de uso deverá ser assinado, nos casos de unidades de saúde municipais ou estatuais, pelo respectivo Secretário de Saúde; para os demais entes, públicos ou privados, pelo responsável legal, acompanhado por documento comprobatório.  

  • O termo de uso deverá ser datado.

  • O termo de uso deverá ter todas suas páginas rubricadas.

Passo 2 (Verificação) – O Termo de Cessão será analisado. Em caso de desconformidade em algum dos itens será solicitado o ajuste do mesmo, que após ajustado pelo cessionário deverá ser reencaminhado (conforme orientações do Passo 1).

Passo 3 (Produção) – Após confirmação de todos os passos acima, o DATASUS gerará e liberará a credencial em produção. O DATASUS enviará para os e-mails constantes no termo de uso as instruções para ativação do usuário e senha.

 

Apresentamos a forma de integração com a base nacional do Cartão Nacional de Saúde:

(A) INTEGRAÇÃO CADSUS PIX/PDQ:

- Especificação Técnica para Integração PDQ com o Cartão Nacional de Saúde;

Especificação Técnica para Integração PIX-PDQ com o Cartão Nacional de Saúde Versão 5 - 2.0;

- Exemplos Projeto SoapUi;

- Exemplos Client Java;

 

II – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

Para integrar-se ao barramento SOA do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde o interessado deverá atender aos seguintes passos abaixo:

Passo 1 – Ler o documento de o documento [Especificação Técnica para Integração com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde]. Este documento concentra todas os serviços e regras para uma correta integração.

O documento será atualizado, conforme o DATASUS for desenvolvendo novas funcionalidades e serviços referentes ao CNES.

Especificacao Tecnica para Integracao com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde v2.0.

Exemplos Projeto SoapUi

 

III  SIGTAP

Para integrar-se ao barramento SOA do SIGTAP - Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS - o interessado deverá atender aos seguintes passos abaixo:

Passo 1 – Ler o documento de o documento [Especificação Técnica para Integração com o SIGTAP]. Este documento concentra todas os serviços e regras para uma correta integração.

O documento será atualizado, conforme o DATASUS for desenvolvendo novas funcionalidades e serviços referentes ao SIGTAP.

- Especificacao Tecnica para Integracao com o SIGTAP v1

Exemplos Projeto SoapUi;