Com a participação de profissionais, gestores, pesquisadores, instituições públicas, representantes dos estados e municípios e especialistas em saúde digital, o evento evidenciou o potencial de uma Transformação Digital integrada
O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), CONASS, CONASEMS e CNS, realizou nos dias 2 e 3 de outubro, o 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS. O evento aconteceu de forma híbrida, com cerca de 3 mil convidados presenciais no Centro de Convenções Rebouças – São Paulo. O evento reuniu gestores públicos da área, pesquisadores e profissionais do setor, a fim de discutirem a Transformação Digital no Sistema Único de Saúde (SUS). Os debates foram realizados por meio de seis painéis com temas como: a transformação digital dos sistemas de saúde, experiências integradas em telessaúde, ciência de dados e inteligência artificial, e, ainda, modelos de arquitetura de interoperabilidade, como o da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o complexo industrial da saúde, gestão e proteção de dados pessoais.
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve presente no segundo dia do evento compondo a Mesa das Autoridades, juntamente com a Representante Geral da OPAS no Brasil, Socorro Gross Galeano; o Diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás; o Secretário Estadual de Saúde de São Paulo e representante do CONASS, Eleuses Paiva; o Presidente do CONASEMS, Hisham Mohamad Hamida; a Reitora da Universidade Federal de São Paulo, Raiane Assunpção; e a Vice-Reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda. O momento foi uma importante iniciativa para evidenciar o apoio de áreas da saúde como os estados e municípios, instituições públicas, pesquisadores e usuários do SUS, fomentando uma transformação digital com equidade. A Ministra da Saúde ressaltou o valor da agenda, e destacou a pauta de Transformação Digital do SUS, tema recentemente contemplado no Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Governo Federal: “uma agenda tão rica e importante para o sistema único de saúde e que é central hoje, não só para o Ministério da Saúde, como já foi colocado aqui, mas para todo o Governo Federal e por isso é também um dos eixos do Programa de Aceleração e Crescimento, e um dos eixos principal no caso da saúde é a Transformação Digital do SUS”.
Nísia citou a Infovia 01, inaugurada em agosto/23 pelo Presidente Lula, projeto do Governo Federal que garante internet rápida a cerca de 3 milhões de pessoas na Região Norte e une UBSs apontando o poder da Transformação Digital. Exemplo da ministra como conectividade significativa: “É isso que imagino como conectividade significativa, algo que realmente possa impactar positivamente o Sistema Único de Saúde”. A ministra fez referência ainda a relevância dos diálogos sobre integração e análise dos dados, realizados durante o Simpósio, dando prioridade à transição digital do SUS com segurança, à melhoria do cuidado e a interoperabilidade dos sistemas da saúde, proporcionando valor e qualidade às informações, para a continuidade do cuidado, referenciamento, pesquisas e outros mecanismos de gestão do dado.
Os Secretários do MS também estiveram presentes, no primeiro dia do evento, compartilhando suas perspectivas. Na oportunidade, a Secretária da SEIDIGI, Ana Estela Haddad, destacou a relevância dos secretários nacionais das áreas estratégicas do ministério, para ouvir e colher as necessidades e expectativas da pasta: “A transformação digital tem uma transversalidade, ela é estabelecida como política fim, mas ela tem uma transversalidade muito importante, a gente vai fazer a transformação digital de alguma coisa, e de tudo aquilo que vocês estão construindo. Então a ideia é a gente receber a encomenda e as expectativas das secretarias em relação a Transformação Digital do SUS”. A presença dos secretários fortaleceu a tônica do governo ao estabelecer uma construção conjunta. Estiveram presentes os secretários/representantes da SAES/MS, SAPS/MS, SVSA/MS, SESAI/MS, SECTICS/MS e SGTES/MS.
Ainda no primeiro dia, na mesa de abertura, o evento contou com a presença do ex-Ministro da Saúde e atual presidente do BNDES, José Gomes Temporão; do diretor da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; do Secretário do Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação (SGD/MGI), Rogério Mascarenhas; do presidente do CONASS, Fabio Bacheretti; do presidente do CNS, Fernando Pigatto; e da representante da Unifesp, Lia Bittencourt. A abertura foi marcada pelo reconhecimento da iniciativa conjunta e a relevância da articulação para uma Transformação Digital integrada, em prol do SUS, e fortaleceu importantes iniciativas da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS), como o projeto com a Ebserh, para implantação do AGHUX, parceria que irá possibilitar o Prontuário Único e expandir o uso da ferramenta de gestão dos Hospitais Universitários a todas as unidades especializadas de média e alta complexidade do SUS, permitindo que os profissionais de saúde tenham acesso ao histórico clínico dos pacientes, garantindo continuidade no cuidado e fortalecendo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). “Um instrumento muito sólido e graças a essa parceria com a EBSERH e o Ministério da Saúde, este sistema de prontuário eletrônico agora é oferecido gratuitamente para secretarias municipais, secretarias estaduais, e os hospitais filantrópicos. E que vai permitir que a gente possa, por livre adesão, avançar substantivamente”. Destacou Chioro, diretor da Ebserh.
A parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria do Governo Digital também foi destaque, ressaltando a importância da integração do Governo com todas as políticas públicas e o compromisso da Saúde com projetos como da Transformação Digital do Governo Federal, por meio do Gov.br, e o mais recente, de Startups, que irá potencializar as ações da saúde com trabalho especializado. Como destacou o Secretário Rogério Mascarenhas (SGD/MGI): “A Transformação Digital, hoje, para o Governo, é uma pauta transversal, estamos integrando todas as ferramentas que já existem no Governo Federal, o Gov.br, a nova carteira de identidade, e os sistemas de saúde”.
O Simpósio de Transformação Digital foi um marco para evolução da Saúde Digital no Brasil, que, atualmente, já se posiciona como referência no mundo, e vem realizando importantes articulações internacionais na região das Américas. Como destacou a Representante Geral da OPAS no Brasil, Socorro Gross: “Nós acreditamos que o Brasil vai ser sem dúvida uma história de sucesso e nós da OPAS queremos sim acompanhar, para aprender como nós podemos levar a experiência do Brasil para outros países que precisam”.
Simultâneo aos painéis, o Simpósio também promoveu Oficinas sobre a RNDS, Interoperabilidade e o Padrão HL7; e Uso de dados administrativos para pesquisa populacional. Nos estandes dos departamentos da SEIDIGI (DESD, DEMAS e DATASUS), os presentes puderam participar da Pesquisa de Percepção do Programa Conecte SUS e RNDS, do espelho fotográfico de impressão instantânea do Conecte SUS, conhecer o novo Painel Vacinômetro, e realizar exames de retinografia com retinógrafo portátil. Além de conhecer, nos totens de exposição, as Experiências Exitosas de Transformação Digital dos municípios, estados, organizações e instituições de ensino.